METAMORFOSES DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: DA “FORMAÇÃO DE ELITES” AO “PRAGMATISMO DESENFREADO” - Entrevista com Afrânio Catani

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v7i14.45742

Palavras-chave:

Ensino Superior, Política Educacional, Pós-Graduação.

Resumo

Entrevista com Afrânio Mendes Catani, Professor Titular Aposentado da Faculdade de Educação da USP e Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Marques de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Pós-doutor em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professor de Sociologia da Educação do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR) e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Nevaldo Leocádia Bastos Júnior, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Licenciado em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF).

Referências

CATANI, Afrânio Mendes; GILIOLI, Renato de Souza Porto. O Prouni na encruzilhada: entre a cidadania e a privatização. Linhas Críticas, Brasília, v. 11, n. 20, p. 55-68, jan./jun. 2005.

CATANI, Afrânio Mendes; NOGUEIRA, Maria Alice; HEY, Ana Paula; MEDEIROS, Cristina Carta Cardoso. Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

LIMA, Licínio; AZEVEDO, Mário Luiz Neves de; CATANI, Afrânio Mendes. O Processo de Bolonha, a avaliação da Educação Superior e algumas considerações sobre a Universidade Nova. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 13, n. 1, pp. 7-36, mar. 2008.

MONTEIRO, José Marciano. 10 lições sobre Bourdieu. Petrópolis (RJ): Vozes, 2019.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidades Terminais: as transformações na política da pedagogia. Petrópolis (RJ): Vozes, 1996, capítulo “Bourdieu e a educação”

Publicado

2020-11-27 — Atualizado em 2020-11-29

Versões

Como Citar

Oliveira, M. M. de, & Júnior, N. L. B. (2020). METAMORFOSES DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: DA “FORMAÇÃO DE ELITES” AO “PRAGMATISMO DESENFREADO” - Entrevista com Afrânio Catani. Movimento-Revista De educação , 7(14). https://doi.org/10.22409/mov.v7i14.45742 (Original work published 27º de novembro de 2020)

Edição

Seção

Entrevista - Dossiê Temático