v. 7 n. 14 (2020): 55 anos de Pós-Graduação no Brasil
Este ano de 2020 assinala 55 anos de Pós-Graduação, contados a partir do Parecer Sucupira (Parecer CFE nº 977/65). Ao longo destes anos, a universidade, em geral, e a Pós-Graduação, em particular, passaram por modificações significativas no que diz respeito a sua autonomia, formas de financiamento, duração dos cursos e formação de pessoal qualificado. Ao mesmo tempo, a conversão da pesquisa atividade sistemática, com o fito de responder ao processo de internacionalização da economia e de sua correlata, a internacionalização da tecnologia, propiciou o desenvolvimento e a solidificação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Também veio requerer a organização de um sistema de ensino articulado, composto por universidades, escolas, faculdades e institutos isolados, institutos vinculados às universidades e instituições de formação profissional científica e tecnológica de nível superior. Neste sentido, todas as áreas do conhecimento, Ciências Exatas e da Terra, as Engenharias, as Ciências da Saúde, as Ciências Agrárias, as Ciências Humanas, as Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes, vieram dando respostas a este processo de modificação ocorrido, desde então, sendo a Educação transversal a todas elas.
Neste contexto, apresentamos às leitoras e aos leitores a décima quarta edição, uma Edição Especial, da Movimento – Revista de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.