RELATÓRIO DA EQUIPE DE ASSESSORIA DO PLANEJAMENTO DO ENSINO SUPERIOR (EAPES) – ACORDO MEC-USAID
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v7i14.47208Palavras-chave:
Reforma Universitária, Relatório EAPES, Acordo MEC-USAIDResumo
O documento Relatório da Equipe de Assessoria do Planejamento do Ensino Superior (EAPES) – Acordo MEC-USAID, que ora incorporamos ao Dossiê 55 anos de Pós-Graduação no Brasil, apresentado oficialmente em 29 de agosto de 1968 e publicado em 1969, teve seu conteúdo e suas concepções mantidas pelo Grupo de Reforma Universitária, criado por Decreto n° 62.937, de 2 de julho de 1968, pela relação estreita mantida entre aquela Equipe e o Grupo. Nas suas quase setecentas páginas o Relatório não é apenas uma informação circunstanciada do trabalho desenvolvido pela EAPES. Nele é possível capturar as contradições pelas quais operam o desenvolvimento capitalista e a produção do conhecimento novo e inovador, bem como as disputas internas à Equipe e as concepções de organização e funcionamento das instituições de ensino superior, atualmente constituídas como um sistema articulado e hierarquizado de ofertas formativas de curta, média e longa duração.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Relatório da Equipe de Assessoria ao Planejamento do Ensino Superior (Acordo MEC-USAID). Brasília: MEC: EAPES, 1969. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002109.pdf
CUNHA, Luiz Antonio. A universidade crítica: o ensino superior na República Populista. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983.
FERNANDES, Florestan. Universidade Brasileira: reforma ou revolução? São Paulo: Alfa-Ômega, 1975.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v.3. Maquiavel; Notas sobre o Estado e a política. 3.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
LONGO, Waldimir Pirró; DERENUSSON, Maria Sylvia. FNDCT, 40 anos. Revista Brasileira de Inovação. Campinas: UNICAMP; FINEP, v. 8, no 2, 2009, pp. 515-533.
SILVEIRA, Zuleide Simas da. Concepções de educação tecnológica na reforma da educação superior: finalidades, continuidades, e rupturas - estudo comparado Brasil e Portugal (1995-2010). Tese (Doutorado em Educação). Niterói: UFF, 2011. Disponível em: https://marxismo21.org/wp-content/uploads/2015/07/TESE-FINAL-Zuleide-Silveira.pdf
SILVEIRA, Zuleide S. concepção burguesa de educação tecnológica, desenvolvimento econômico e política de ciência, tecnologia e inovação. Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 05, n. 08, p. 95-117, jan.-jun., 2020.
TEIXEIRA, Anísio. Educação e universidade. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 1988.
Publicado
Versões
- 2020-11-28 (2)
- 2020-11-27 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Zuleide S. Silveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.