Juventude, exclusão e educação
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i01.188Abstract
Este trabalho é fruto de entrevistas coletivas realizadas com jovens entre 15 e 22 anos de idade, participantes de cursos de educação de jovens e adultos (supletivo e regular noturno) das redes públicas de ensino das cidades do Rio de Janeiro e de Porto Alegre. Trata-se de jovens excluídos do ensino fundamental na idade própria e que vivem em situação de pobreza. A partir de um estudo que pretendia avaliar a participação desses jovens em cursos de capacitação profissional do programa Comunidade Solidária, buscou-se conhecer um pouco mais essa juventude 0 ou, como alerta Marília Spósito, “essas juventudes” – e como transitam numa sociedade marcada por diversas formas de exclusão, e as estratégias por meio das quais circulam numa sociedade em rápida transformação. Nesse quadro, a busca de novas alternativas educacionais relacionadas aos campos da educação, cultura e do trabalho, que atentem à especificidade desses grupos, torna-se fundamental.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons - Attribution-Non-Commercial International4.0, which allows the sharing of work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publish in institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) after publication in this journal.
The sources indicated, the ideas and opinions expressed are the sole responsibility of the authors, not necessarily reflecting the opinions of the journal.