ANÁLISE DO DISCURSO EM SALAS DE AULA SOB A PERSPECTIVA DA ESTRUTURA DA ATIVIDADE HUMANA: UMA DISCUSSÃO METODOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i1.199Abstract
Neste trabalho apresentamos e discutimos um método multi-nível para análise do discurso em salas de aula de ciências. A descrição do método é acompanhada com exemplos de análises apresentadas em trabalhos anteriores sobre um curso de Prática de Ensino de Física. Argumentamos que a abordagem em níveis contribui para análises articuladas e oferece critérios interpretativos que podem orientar a seleção de novos recortes analíticos. O referencial que informa a nossa proposta é o da teoria da atividade, do qual utilizamos os níveis da estrutura da atividade humana (atividade, ação, operação) para análise discursiva dos eventos de sala de aula. Nesta proposta apresentamos adicionalmente definição para o “episódio de ensino”. Finalmente, discutimos as possibilidades e implicações dessa proposta para o campo e para a formação de professores.
Palavras-chave: teoria da atividade; níveis de análise; análise do discurso; educação em ciências; formação de professores.
In this paper we present and discuss a multi-level method for discourse analysis in science classrooms. The method description is followed with examples of analyses presented in previous studies focused on a physics teacher methods course. We argue that the multi-level approach contributes for articulated analyses and offers interpretative criteria for selection of new data to be analyzed. The activity theory is the theoretical basis underlying our proposal, from which we used the levels of the structure of human activity (activity, action and operation) for discursive analysis of classroom events. Based on this theoretical background we define “the episode of teaching”. Finally, we discuss the possibilities and implications of this proposal for the field of discourse analysis and for the field of teacher education.
Keywords: Activity theory; levels of analysis; discourse analysis; science education; teacher education.
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