A TRAJETÓRIA INICIAL DE PAULO FREIRE: do Desenvolvimento e das Tensões do Seu Método de Alfabetização de Adultos (1958-1967)
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.397Abstract
O presente artigo tem o objetivo de, a partir da trajetória intelectual de Paulo Freire, localizar o contexto e os fundamentos de seu método de alfabetização de adultos, identificando os desdobramentos de suas experiências pedagógicas e o impacto que tiveram na educação popular. Para tal, apresentamos algumas ideias-chave do autor durante o período de 1958 a 1967, correspondentes ao momento de amadurecimento das reflexões do autor, de seu engajamento no movimento de cultura popular, da elaboração de sua proposta metodológica e das meditações a respeito do sentido político-pedagógico de seu método. Em seguida, apresentamos algumas críticas de autores progressistas e conservadores em relação às consequências simbólicas e práticas da proposta freiriana e do conjunto da educação popular do início da década de 1960, no Brasil, reconhecendo a validade de algumas considerações e os limites e imprecisões de algumas de suas críticas.
Palavras-chave: Paulo Freire; Educação Popular; Alfabetização de Adultos.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons - Attribution-Non-Commercial International4.0, which allows the sharing of work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publish in institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) after publication in this journal.
The sources indicated, the ideas and opinions expressed are the sole responsibility of the authors, not necessarily reflecting the opinions of the journal.