ARTE, CULTURA E EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE COM PERSPECTIVAS DOS ESTUDOS DE CULTURAS

Authors

  • Marcos Antônio Bessa-Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i11.32877

Abstract

Os Estudos de Culturas privilegia discutir arte, cultura e produção de conhecimento usando de epistemologias de diferentes geo-histórias, para compreender práticas culturais e conhecimentos (a educação) de Mato Grosso do Sul como lugar bio-geo-gráfico. Teorias Modernas e Contemporâneas ancoradas à Crítica Biogeográfica Fronteiriça tornam MS lócus epistêmico produtor de arte, cultura e saberes específicos: nem melhor ou pior, diferente; substantivo de diversalidade, de especificidade bio-geo-gráficas. Objetiva-se aqui ampliar as epistemes descoloniais para a Formação de Professores de Artes.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BESSA-OLIVIRA, Marcos Antônio. “Artista, professor, pesquisador: uma matéria em questão nas artes”. In: ACADÊMICOS DO 4º ANO; SALVADOR, Gabriela; ANDRADE, Dora. (Orgs.). IV JART – Jornadas de Artes Cênicas, 2016 – “O artista docente”. Curso de Artes Cênicas e Dança. Unidade Universitária Campo Grande – UUCG, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Realizada nos dias 9, 10 e 11 de junho de 2016a, p. 1-10.

BESSA-OLIVIRA, Marcos Antônio. Ensino de Artes X Estudos Culturais: para além dos muros da escola. São Carlos: Pedro &João Editores, 2010.

AUTOR SUPRIDO. “BIOgeografia – descolonizar o ser, sentir e saber para transmissão do conhecimento nas Artes Visuais”. Comunicação Apresentada no 26º Encontro da ANPAP, Campinas, SP, 2017, p. 1-15 (No Prelo).

AUTOR SUPRIDO. “BIOgeografias Ocidentais/Orientais: (i)migrações do bios e das epistemologias artísticas no front”. In: Cadernos de Estudos Culturais: Ocidente/Oriente: migrações. v. 8. n. 15. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, jan.-jun., 2016, p. 97-144.

DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. [tradução Maria Beatriz Marques Nizza da Silva, Pedro Leite Lopes e Pérola de Carvalho]. 4. ed.. São Paulo: Perspectiva, 2009. (Estudos; 271 / dirigida por J. Guinsburg)

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Prefácio de Jean-Paul Sartre. Tradução de José Laurênio de Melo. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1968. Coleção Perspectivas do Homem, Volume 42. Série Política. Direção de Moacyr Felix.

MIGNOLO, Walter. D.. “Prefacio”. In: PALERMO, Zulma. Para una pedagogia decolonial. 1ª ed.. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Del Signo, 2014, p. 7-13. (El desprendimento / Walter Mignolo).

MIGNOLO, Walter D.. Histórias locais / projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamente liminar. Tradução Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

PALERMO, Zulma. Para una pedagogia decolonial. 1ª ed.. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Del Signo, 2014, p. 7-13. (El desprendimento / Walter Mignolo).

QUINTERO, Pablo; PALERMO, Zulma. “La matriz colonial de poder en diálogo”. In: PALERMO, Zulma. Para una pedagogia decolonial. 1ª ed.. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Del Signo, 2014, p. 22-57. (El desprendimento / Walter Mignolo).

SANTOMÉ, Jurjo Torres. “As culturas negadas e silenciadas no currículo”. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. (Coleção estudos culturais em Educação), p. 159-177.

Published

2019-11-28

How to Cite

Bessa-Oliveira, M. A. (2019). ARTE, CULTURA E EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE COM PERSPECTIVAS DOS ESTUDOS DE CULTURAS. Movement - Education Journal, (11), 100-136. https://doi.org/10.22409/mov.v0i11.32877

Issue

Section

Artigo - Fluxo contínuo