O IMAGINÁRIO SOCIAL DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA ACERCA DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i11.32896Abstract
Este artigo tem o objetivo apresentar o imaginário social que prevalece entre estudantes do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus Universitário de Belo Horizonte (FaE/UEMG-CBH), acerca da instituição escolar no cenário social brasileiro atual. O córpus de análise refere-se aos resultados de uma pesquisa realizada durante as aulas da disciplina “Estudos Filosóficos: Sociedade e Educação”, em que foi proposto aos estudantes presentes que respondessem, no papel, por meio de algum tipo de linguagem não verbal, ao seguinte questionamento: Como eu vejo a instituição escolar na contemporaneidade? Para tanto, utilizou-se da técnica de elaboração e interpretação de representações semióticas (desenhos imagéticos). A hipótese defendida pelo estudo é a de que a escola se constitui como uma grafia sociocultural resultante da tessitura social que a constrói, o que foi comprovado por meio das representações produzidas e verbalizadas pelos sujeitos da pesquisa.
Downloads
References
AGUIAR, Wanda Maria Junqueira; OZELLA, Sérgio. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia Ciência e Profissão, 2006.
BAGNO, Marcos. Linguagem. In: FRADE, Isabel Cristina Alves Silva; VAL, Maria da Graça Costa; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro. Glossário Ceale de termos de Alfabetização, leitura e escrita par educadores. Belo Horizonte, CEALE/Faculdade de Educação da UFMG. 2014. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/linguagem. Acesso em: 18 abr. 2019.
BAPTISTA, Geilsa Costa Santos. Os desenhos como instrumento para investigação dos conhecimentos prévios no ensino de ciências: um estudo de caso. In: VII Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências, VII ENPEC, Florianópolis, SC: UFSC, 2009.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARTON, David.; LEE, Carmen. Linguagem online: textos e práticas pedagógicas. Trad. Milton Mota. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knoop. Investigação Qualitativa em Educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 12. ed. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1995.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccvil_03/ constituiçao.htm. Acesso em: 20 ago. 2018.
BRASIL. Lei n. 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 20 ago. 2018.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. Rio de Janeiro: Editora da UNESP, 1999.
CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo, Edunesp, 2001.
DELORS, Jacques. Educação um tesouro a descobrir. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
DUMÉNIL, Gerard; LÉVY, Dominique. Économie marxiste du capitalisme. Paris: La Decouverte, 2003.
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor. 1994.
FERREIRA, Sueli. Imaginação e linguagem no desenho da criança. 2ª ed., Campinas, Papirus, 2001.
FONTANA, Josep. História: análise do passado e projeto social. São Paulo, EDUSC, 1998.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 3 ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1979.
HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984.
HOBSBAWM, Eric. A era dos impérios. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988.
JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise. (org.). As representações sociais, Paris. PUF, 1989.
KRESS, Gunther; BEZEMER Jeff. Escribir en un mundo de representación multimodal. In: KALMAN, Judith e STREET, Brian (Coord.) Lectura, escritura e matemáticas – Diálogos com a América Latina. Mérico: single XXI, 2009.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para que? 12 ed. - São Paulo: Cortez, 2010.
LIMA, Everaldo José Machado; TREVISAN, Rute Helena; LATTARI, Cleiton Joni Benetti. Concepção Espontânea: Da reflexão a mudança conceitual. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino em Física, XVI SNEF, Rio de Janeiro: SBF, 2005.
MARX, Karl. Grundrisse. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2011.
MIRANDA, Sônia Regina. Sob o signo da memória: o conhecimento histórico dos professores das séries iniciais. 2004. 184 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas – SP: 2006.
MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 3ª ed. São Paulo: Cortez, Brasília, 2001.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 9ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paula, Educ, 1993.
ROMANELLI, Geraldo; NOGUEIRA, Maria Alice; ZAGO, Nadir. Família & escola: novas perspectivas de análise. Petrópolis: Vozes, 2013.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. 3º ed. São Paulo: Hucitec, 1994.
STREET, Brian. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos Novos Estudos do Letramento. In: MAGALHÂES, I. (Org.) Discursos e práticas de letramento: Pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas: Mercado de Letras, 2012.
STREET, Brian. Entrevista Com Brian Street. Tradução: Gilcinei Teodoro Carvalho. Língua Escrita. Belo Horizonte, n.7, 01 Jul. 2009. Entrevista. Disponível em:http:/www.ceale.fae.ufmg.br/linguaescrita/artigo.php?id=1&pg=2. Acesso em: 22 abr. 2019.
STREET, Brian. Perspectivas Interculturais sobre o letramento. Filologia e Lingüística Portuguesa, São Paulo, SP. Humanitas, 2006.
STREET, Brian. La graphique et le traitement graphique de l’information. Paris: Flammarion, 1977.
STREET, Brian. Literacy in theory and practice. Cambridge, England: Cambridge University Press, 1984.
STREET, Brian. ‘Multimodality and New Literacy Studies’ Festschrift for. Gunther Kress, 2009. Inédito. STREET, B. Multimodalidade. In: FRADE, Isabel Cristina Alves Silva; VAL, Maria da Graça Costa; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro. Glossário Ceale de termos de Alfabetização, leitura e escrita par educadores. Belo Horizonte, CEALE/Faculdade de Educação da UFMG. 2014. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/multimodalidade. Acesso em: 18 abr. 2019.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo, Difel, 1983.
VYGOTSKI, Lev Semenovitch. La imaginación y el arte en la infancia. 4ª ed. Madrid, Akal, 1998.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons - Attribution-Non-Commercial International4.0, which allows the sharing of work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publish in institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) after publication in this journal.
The sources indicated, the ideas and opinions expressed are the sole responsibility of the authors, not necessarily reflecting the opinions of the journal.