A PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: itinerários e desafios

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DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v7i14.42346

Palavras-chave:

A Pós-graduação no Brasil. Pós-Graduação no Brasil, histórico. Pós-Graduação no Brasil, aspectos legais.

Resumo

A qualificação dedocentesepesquisadoresbrasileirosnopaíse noexteriorresulta,nosúltimos55anos, de umapolíticadepós-graduaçãopormeiode umaaçãodiretadoEstadocujosresultadospodemserexibidosemmúltiplosfórunse navidaacadêmica.

Esse artigo pretende trazer elementos históricos e legais dessa trajetória, destacando, de um lado, a ação proativa do Estado na formação de elites acadêmicas coltadas para a investigação científica e, de outro lado, a presença da comunidade científica em comissões, avaliações relativas à pósgraduação. Isso não significou a inexistência de críticas e de problematizações.

A ação deliberada do Estado e a participação da comunidade científica, por meio de representantes ou diretamente, foram importantes na elaboração dos Planos Nacionais de Pós-Graduação.

Esse caminho longo de construção de uma política virtuosa pode ser rapidamente desconstruído quando os governos diminuem os recursos e tomam iniciativas contrárias ao espírito científico. 

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Publicado

2020-11-27

Como Citar

Cury, C. R. J. (2020). A PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: itinerários e desafios. Movimento-Revista De educação , 7(14). https://doi.org/10.22409/mov.v7i14.42346