This is an outdated version published on 2020-12-23. Read the most recent version.

PRESENTATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v7i15.47818

Keywords:

Dossiê Temático, Apresentação

Abstract

É com grande satisfação que apresentamos às leitoras e aos leitores a décima quinta edição da Movimento – Revista de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. O presente número inclui o dossiê intitulado A Epidemia de Diagnósticos e a Medicalização da Educação: desafios à formação e à atuação docentes, além de oito manuscritos submetidos em fluxo contínuo.

Esse dossiê tem como objetivo analisar criticamente a epidemia de doenças mentais engendrada pela banalização do uso de medicamentos. Tal banalização tem se manifestado em diagnósticos, laudos médicos e prescrição de medicamentos para crianças e adolescentes, o que implica na deformação de subjetividades e leva à deterioração da vida do sujeito, seja no seio da família seja no espaço escolar. Além deste aspecto, a banalização do uso de medicamentos, segundo as Profas. Dras. Fernanda Insfran e Jacqueline de Souza Gomes — organizadoras do dossiê — tem justificado a ausência de práticas pedagógicas voltadas para os sujeitos concretos, tornados, muitas vezes, estigmatizados, no espaço escolar, pelo próprio uso de medicamentos.

Neste sentido o manuscrito de Maria Angélica Augusto de Mello Pisetta, intitulado Medicalização e discurso universitário: por uma política de cuidado e escuta do sujeito na educação, que precede a esta Apresentação, problematiza os imperativos do discurso médico na educação – da escola à universidade – como dispositivo de controle e de exclusão do sujeito – que se manifestam nas demandas de medicalização dos denominados transtornos mentais e de aprendizagem, bem como os condicionantes econômicos e políticos determinantes desse fenômeno.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Zuleide S. Silveira, Universidade Federal Fluminense - UFF

Zuleide S. Silveira holds a PhD in education from the Fluminense Federal University (UFF), an interim Doctorate from the University of Lisbon and a Master's degree in Education from the Fluminense Federal University (UFF), professor at the Faculty of Education and Graduate Programs (lato sensu  and  stricto sensu) in Education at the Fluminense Federal University, coordinator of the State, Labor, Education and Development Research Group: Latin American critical thinking and translation of Antonio Gramsci (GPETED/UFF), editor-in-chief of Movement-Journal of Education and member of the Forum for The Management of Higher Education in Portuguese-speaking Countries and Regions, based in Lisbon.

References

MOVIMENTO. Revista de Educação

Published

2020-12-23

Versions

How to Cite

Silveira, Z. S. (2020). PRESENTATION. Movement - Education Journal, 7(15). https://doi.org/10.22409/mov.v7i15.47818