A educação do trabalhador: políticas articuladas de educação básica e profissional
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i08.124Resumen
O artigo discute os desafios da Secretaria de Educação Média e Tecnológica do Ministério da Educação em relação à educação do trabalhador, defendendo o príncipio de articulação da educação profissional com a educação básica, especialmente, com o ensino médio e também com a educação superior, numa visão sistêmica de integração da educação profissional às políticas nacionais de educação, de desenvolvimento econômico e de geração de trabalho e renda. Dsetaca, também, a necessidade de articulação entre os ministérios que desenvolvem ações de caráter educativo e os governos estaduais e municipais, bem como com a sociedade civil, de forma coordenada pelo Ministério da Educação. Apresenta, ainda, os princípios defendidos pelo novo governo nessa área.
Palavras-chave: educação profissional, ensino médio, políticas de educação do trabalhador.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.