Voluntariado e educação: elementos estratégicos na reforma do estado brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i10.141Resumen
Partindo de uma concepção explícita de que a Reforma do Estado, na gestão do Presidente FHC (1995-2002), aprofunda a separação orgânica entre Estado, mercado e sociedade civil dos regimes liberais, este trabalho visa mostrar que, com a reforma, aqueles elementos se unem por meio de um “sistema de parcerias”, constituindo, na sociedade civil, o chamado “Terceiro Setor”. Este, obedecendo às suas raízes da democracia norte-americana, tem no voluntariado um exemplo privilegiado de expansão das ações de responsabilidade social, incluindo a participação estratégica da escola nesse processo, para o alívio à miséria e a elevação dos índices de qualidade de vida dos mais pobres. E, por trás desse voluntariado, sua expansão deve-se ao senso comum que se difunde por meio da cultura do voluntariado ou voluntarismo.
Palavras-chave: voluntariado; voluntarismo; responsabilidade social e Reforma do Estado.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.