A educação superior no Chile: continuidades e desafios
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i11.143Resumen
O objetivo do presente trabalho é oferecer um panorama das reformas da educação superior no Chile desde a década de 1980. A partir da orientação político-institucional estabelecida com o regime militar do general Augusto Pinochet (1973-1990), uma série de reformas do Estado foi implementada, dentre as quais destacam-se as mudanças legais na organização da educação superior. O modelo foi reorganizado apresentando como características principais uma ampla diferenciação institucional, o estabelecimento de procedimentos de avaliação (examinación e acreditación) e a diversificação das fontes de financiamento para a educação superior pública, com ênfase no arancelamiento.
Palavras-chave: educação superior; Chile; reforma educacional.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
##submission.downloads##
Publicado
2013-12-18
Cómo citar
Catani, A., Esquivel, J. C., & Gilioli, R. (2013). A educação superior no Chile: continuidades e desafios. REVISTA MOVIMIENTO, (11). https://doi.org/10.22409/mov.v0i11.143
Número
Sección
Dossiê Temático
Licencia
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.