A brincadeira, o jogo e o trabalho como elementos do saber próprio e da profissionalidade do professor da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i2.218Resumen
Neste artigo, objetiva-se identificar as questões e elementos por meio dos quais se efetiva a profissionalidade do professor da educação infantil. Debruça-se na consideração da brincadeira e do trabalho como elementos do saber próprio e da profissionalidade desse professor. O referencial teórico respalda-se especialmente em autores oriundos do Materialismo Histórico e Dialético. Conclui-se que a brincadeira como elemento do saber próprio e da profissionalidade desse professor se manifesta e é contemplado na mobilização de elementos teóricos e práticos envoltos em sua prática educativa.
Palavras-chave: Brincadeira; Profissionalidade Docente; Professor da Educação Infantil.
In this article, the objective is to identify the issues and components through wich the primary school teacher's professionalism can be most effective. It focuses in the teacher's professionalism and play and work as components of self-knowledge. The theoretical framework draws particularly on authors whose background in Historical and Dialectical Materialism. It reaches the conclusion that the play as components of self-knowledge and the professionalism teacher's self-knowledge is enshrined in and demonstrated through the application of theoretical and practical components in their educational practice.
Keywords: Play; Teacher professionalism; Teacher os Primary Education.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.