Juventude e cidadania
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i01.192Résumé
Este texto aborda a questão da construção da cidadania nas sociedades contemporâneas. A polissemia do conceito de cidadania aponta para a necessidade de investigarmos os sentidos que este conceito vem assumindo, especialmente no universos juvenil. Este artigo foi baseado nas conclusões de uma pesquisa desenvolvida no Laboratório do Imaginário Social de Educação, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foram investigadas três escolas, escolhidas com base na suposição de serem representativas de diferentes classes sociais e diferentes regiões do Estado do Rio de Janiero. Para os pesquisados, o entendimento e a vivência da cidadania, tal qual os expressaram os sujeitos do estudo, estão entre os mais importantes desafios para os professores brasileiros e outros profissionais da educação.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.