Educação profissional e tecnológica: uma questão de políticas públicas e de movimentos sociais – ecos do fórum mundial de educação/2004
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i11.144Résumé
É no contexto contraditório da lei e da dominação do Estado diante dos diferentes interesses sociais em disputa que emergem as políticas de educação profissional e tecnológica e o debate sobre as políticas públicas e a ação dos movimentos sociais. O objetivo deste texto é contribuir para o conhecimento e a reflexão sobre uma ação histórica específica em favor da transformação social, durante a III Edição do Fórum Mundial de Educação, realizado em Porto Alegre, em 2004. Discutimos, inicialmente, o conceito de políticas públicas e os movimentos sociais na atualidade. A seguir, destacamos algumas questões selecionadas: educação, trabalho, profissionalização e geração de renda; apropriação do conhecimento; empregabilidade, educação profissional e tecnológica e cidade educadora.
Palavras-chave: Fórum Mundial da Educação; trabalho; educação profissional.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.