Experiências escolares dissidentes: interpelações, resistências e transgressões às políticas de reforma educativa argentina dos anos 90
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i11.145Résumé
Situando-nos na perspectiva dos protagonistas da Escola Raimundo Peña (Santa Fe, Argentina), neste texto, busca-se compreender os diferentes sentidos e significados colocados em jogo na relação/discussão estabelecida entre experiências escolares dissidentes da cultura pedagógica e escolar hegemônica e alguns dos dispositivos e estratégias implementados a partir da reforma educativa argentina da década de 1990. Tais experiências escolares caracterizam-se por seu caráter fortemente democratizador e, a partir de suas práticas cotidianas, têm interpelado os promotores daquela reforma, questionando o precário senso comum que se gerou como sustentáculo dessas políticas. Abriu-se, assim, um espaço de resistências e transgressões, que não cessa de convocar para a conformação de outras emergências possíveis dentro de um certo campo de práticas educativas.
Palavras-chave: experiências escolares dissidentes; reformas educativas.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.