POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO: tensões do contexto brasileiro

Auteurs

  • Abdeljalil Akkari Université de Genève
  • Mylene Santiago Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Peri Mesquida Pontifícia Universidade Católica do Paraná

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.439

Résumé

Neste ensaio, fruto de pesquisa documental e bibliográfica, discutimos os desafios e os impasses da gestão do sistema educacional brasileiro a partir de cinco dimensões: gestão e financiamento, políticas curriculares, transições nos níveis de ensino, desigualdades de acesso e permanência, e formação dos profissionais do magistério. Nosso propósito é refletir sobre as atuais políticas educacionais e compreendê-las no cenário das transformações econômicas, políticas e culturais.

Palavras-chave: políticas públicas; gestão; sistema educacional brasileiro.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Abdeljalil Akkari, Université de Genève

Doutor em Ciências da Educação pela Université de Genève, Suíça. Mestre e Licenciado em Ciências da Educação pela Université de Lyon II, França. Desde 2008 é professor da Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação (FPSE) da Université de Genève.

Peri Mesquida, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1972) e doutorado em Ciências da Educação - University of Génève (1986). Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pensamento educacional brasileiro, hegemonia, filosofia e história da educação.

##submission.downloads##

Publiée

2018-06-26