INTERCULTURALIDADE E DECOLONIALIDADE: construindo uma escola para/com os Avá-Canoeiro de Goiás (Brasil)

Auteurs

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https://doi.org/10.22409/mov.v7i13.41286

Mots-clés:

Educação Intercultural. Avá-Canoeiro. Decolonialidade

Résumé

 O trabalho analisa o processo de construção de uma escola para/com os Avá-Canoeiro, no Brasil, por meio de parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Seduc (Secretaria de Estado de Educação do Estado de Goiás). A orientação teórico-metodológica do trabalho inclui: 1) pesquisa etnográfica colaborativa e compartilhada, que, por meio de oficinas e outras experiências, permite a sistematização escrita de práticas e referências culturais Avá-Canoeiro; 2) a análise e o uso dessa produção escrita como conhecimento significativo para a construção da uma matriz curricular e para a organização das aulas. Essa experiência mostrou que é possível construir novas estratégias de formação de professores tendo como referência a cultura e o protagonismo dos povos originário 

INTERCULTURALITY AND DECOLONIALITY:

building a school for/and/with the Avá-Canoeiro from Goiás (Brazil)

 

 

ABSTRACT

The aim of this work is to analyse the process of buiding a school for/with the Avá-Canoeiro, through a partnership between the Federal University of Goiásand the Seduc (Department of State of Education of the State of Goiás). The theoretical-methodological path includes: 1) collaborative and shared ethnographic research in which through workshops and among other experiences allow the systematization of the written paractices along with Avá-Canoeiro cultural references; 2) the analysis and use of this written production as significant knowledge for the construction of a curriculum matrix and for the organization of classes. This experience has shown that it is possible to build new teacher training strategies with reference to the culture and protagonism of the original peoples.

Keywords: Intercultural Education. Avá-Canoeiro. Decoloniality.

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Bibliographies de l'auteur

Rosani Moreira Leitão, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Antropologia pela Universidade de Brasília (2005), com estágio doutoral no exterior, pelo Centro de Investigaciones y Estudios Superiores em Antropolgía Social (CIESAS), no México. Mestre em Educação (1997), Especialista em Políticas Públicas (1994) e Graduada em Ciências Sociais (Bacharelado - 1991 e Licenciatura - 1992), pela Universidade Federal de Goiás. Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (UFG). Docente Colaboradora do curso de Licenciatura em Educação Intercultural de Formação de Professores Indígenas (UFG). Atuou como Coordenadora da Divisão de Antropologia do Museu Antropológico da UFG no período de 2006 a 2018. Atualmente coordena o projeto Bonecas de cerâmica Karajá como patrimônio cultural do Brasil: contribuições para sua salvaguarda. Tem experiência nas áreas de Antropologia e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: etnologia indígena, etnografia e educação, educação intercultural, patrimônio cultural, estudos comparados sobre as Américas e direitos humanos. Na UFG, atuou e atua como pesquisadora em projetos de pesquisa e extensão e realizou/realiza pesquisas etnográficas e outras atividades acadêmicas com povos indígenas no Brasil e no México, tendo trabalhos realizados com os seguintes povos: Avá-Canoeiro, Guajajara, Karajá e Terena (no Brasil) e Purhépecha (no México) .

Monica Voloso Borges, Universidade Federal de Goiás

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística e do Curso de Licenciatura em Educação Intercultural, do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em Linguística (Línguas Indígenas) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2006); Mestre em Estudos Linguísticos (1996), e Graduada em Letras (Português-Inglês) (1992), pela Universidade Federal de Goiás.

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Publiée

2020-08-07