A MEDICALIZAÇÃO DA VIDA ATRAVÉS DA INFLAÇÃO DIAGNÓSTICA: é possível reverter esse quadro?

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/mov.v7i15.42536

Mots-clés:

Medicalização, Diagnósticos, Manual

Résumé

O texto é fruto da resenha do livro "Voltando ao normal" do Dr. Allen Frances, que delineia como foi possível a grande inflação diagnóstica que vivemos no mundo atual e busca refletir sobre as possibilidades de enfrentar e reverter este quadro.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Gleiciene Gomes de Araujo, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Mestre em Ensino pela Universidade Federal Fluminense, integrante do Núcleo de Estudos Interseccionais em Psicologia e Educação - NEIPE, da Universidade Federal Fluminense

Références

FOUCAULT, Michel. Os anormais: Curso no Collège de France (1974 – 1975). São Paulo: Martins Fontes, 2001.

FRANCES, Allen. Voltando Ao Normal: como o excesso de diagnósticos e a medicalização da vida estão acabando com a nossa sanidade e o que pode ser feito para retomarmos o controle. Rio de Janeiro: Versal Editores, 2016.

FREUD, Sigmund. Análise de uma fobia em um menino de cinco anos (1909). In: FREUD, Sigmund. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, Ed. Standard Brasileira das Obras Completas, 1976. v. X, pp.11-154.

LIMA, Rossano Cabral. Psiquiatria Infantil, medicalização e a Síndrome da Criança Normal. In: Comissão de Psicologia e Educação do CRP-RJ (Org.) Conversações em Psicologia e Educação. – Rio de Janeiro: Conselho Regional de Psicologia 5ª Região, 2016, pp.61-72.

MOYSÉS, Maria Aparecida Affonso; COLLARES, Cecília Azevedo Lima Medicalização do comportamento e da aprendizagem: a nova face do obscurantismo. In Viégas, L. S. [et. al.] (Org.). Medicalização da educação e da sociedade: ciência ou mito? – Salvador: EDUFBA, 2014, pp.21-43.

Publiée

2020-12-23