MÉTODO FÔNICO E MEDICALIZAÇÃO: Pela Heterogeneidade dos Surdos e da Educação

Autores

Palavras-chave:

Política Nacional de Alfabetização, Medicalização, Surdez, Método fônico.

Resumo

Neste artigo objetivamos discutir o caráter medicalizante da proposta de alfabetização para pessoas surdas, especialmente quando baseada em perspectivas fônicas, presentes na Política Nacional de Alfabetização (PNA). A análise que fizemos do documento nos possibilitou observar a recomendação velada de um método para ensinar crianças a ler e escrever, inclusive as surdas. A defesa da PNA de que a abordagem metodológica pautada na instrução fônica e na consciência fonológica é superior a qualquer outra e deve ser tomada como princípio na fase inicial da alfabetização é medicalizante porque reduz a complexidade do processo de alfabetização e desconsidera a heterogeneidade que marca as diferentes formas de aprender tanto da criança ouvinte quanto da criança surda. Afirmamos ainda que qualquer proposta política com base democrática precisa considerar a pluralidade de estudos científicos realizados sobre alfabetização até o momento, e ainda, levar em conta a diversidade cultural, social, econômica e política que determina os diferentes atores envolvidos na alfabetização (professores, alunos e escolas). Por fim, destacamos que uma política que se propõe inclusiva precisa reconhecer os diferentes modos de ser e aprender das crianças surdas, suas possibilidades linguísticas e sua diversidade cultural.

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Biografia do Autor

Aline Lima da Silveira Lage, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Professora de Psicologia do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (DESU-INES), membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez (GEPESS-UFRJ) e coordena, com o Professor Maurício Rocha Cruz, o Grupo de Pesquisas Formação de Professores (de) Surdos (GPFPS-INES).

Desirée De Vit Begrow, Universidade Federal da Bahia

Fonoaudióloga. Doutora em Educação. Professora Associada no Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia.

Elaine Cristina de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Professora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

Lage, A. L. da S., Begrow, D. D. V., & Oliveira, E. C. de. (2020). MÉTODO FÔNICO E MEDICALIZAÇÃO: Pela Heterogeneidade dos Surdos e da Educação. Movimento-Revista De educação , 7(15). Recuperado de https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/42941