APRESENTAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v7i15.47818

Palavras-chave:

Dossiê Temático, Apresentação

Resumo

É com grande satisfação que apresentamos às leitoras e aos leitores a décima quinta edição da Movimento – Revista de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. O presente número inclui o dossiê intitulado A Epidemia de Diagnósticos e a Medicalização da Educação: desafios à formação e à atuação docentes, além de oito manuscritos submetidos em fluxo contínuo.

Esse dossiê tem como objetivo analisar criticamente a epidemia de doenças mentais engendrada pela banalização do uso de medicamentos. Tal banalização tem se manifestado em diagnósticos, laudos médicos e prescrição de medicamentos para crianças e adolescentes, o que implica na deformação de subjetividades e leva à deterioração da vida do sujeito, seja no seio da família seja no espaço escolar. Além deste aspecto, a banalização do uso de medicamentos, segundo as Profas. Dras. Fernanda Insfran e Jacqueline de Souza Gomes — organizadoras do dossiê — tem justificado a ausência de práticas pedagógicas voltadas para os sujeitos concretos, tornados, muitas vezes, estigmatizados, no espaço escolar, pelo próprio uso de medicamentos.

Neste sentido o manuscrito de Maria Angélica Augusto de Mello Pisetta, intitulado Medicalização e discurso universitário: por uma política de cuidado e escuta do sujeito na educação, que precede a esta Apresentação, problematiza os imperativos do discurso médico na educação – da escola à universidade – como dispositivo de controle e de exclusão do sujeito – que se manifestam nas demandas de medicalização dos denominados transtornos mentais e de aprendizagem, bem como os condicionantes econômicos e políticos determinantes desse fenômeno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zuleide S. Silveira, Universidade Federal Fluminense - UFF

Zuleide S. Silveira é doutora em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com doutoramento intercalar na Universidade de Lisboa e mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professora da Faculdade de Educação e dos Programas de Pós-Graduação (lato sensu e stricto sensu) em Educação da Universidade Federal Fluminense, coordenadora do Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: pensamento crítico latino-americano e tradutibilidade de Antonio Gramsci (GPETED/UFF), editora-chefe da Movimento-Revista de Educação da UFF e membro do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, com sede em Lisboa.

 

Referências

MOVIMENTO. Revista de Educação

Publicado

2020-12-23 — Atualizado em 2020-12-28

Versões

Como Citar

Silveira, Z. S. (2020). APRESENTAÇÃO. Movimento-Revista De educação , 7(15). https://doi.org/10.22409/mov.v7i15.47818 (Original work published 23º de dezembro de 2020)