ENCONTROS DE ESTUDANTES INDÍGENAS DE MATO GROSSO DO SUL: desafios, protagonismo e interculturalidade no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v7i13.40809

Palavras-chave:

Indígenas no Ensino Superior. Interculturalidade. Protagonismo Indígena.

Resumo

O texto apresenta uma das experiências do projeto Rede de Saberes – Permanência de Acadêmicos Indígenas no Ensino Superior, desenvolvido por quatro universidades, UCDB, UEMS, UFMS e UFGD, com aporte financeiro da Fundação Ford. Este artigo reflete ainda sobre o protagonismo dos(as) estudantes indígenas na realização de encontros estaduais nos espaços universitários e em áreas indígenas, podendo ser apontados entre os resultados: a proposição de políticas públicas e institucionais; a criação de ações e programas específicos e diferenciados nas Instituições de Ensino Superior (IES); e o fortalecimento do protagonismo de jovens universitários(as) indígenas no enfrentamento dos diferentes desafios postos para eles nesses espaços e na construção de relações interculturais.

MEETINGS OF INDIGENOUS STUDENTS FROM MATO GROSSO DO SUL: challenges, protagonism and interculturality in Higher Education

 

 ABSTRACT

The text presents one of the experiences of the project Knowledge Network − Permanence of Indigenous Academics in Higher Education, developed by four universities, UCDB, UEMS, UFMS and UFGD, with financial support from the Ford Foundation. This article also considers the protagonism of indigenous students in holding state meetings in university spaces and indigenous areas, resulting in: the proposition of public and institutional policies; creation of specific and differentiated actions and programs in Higher Education Institutions (IES); and strengthening of the role of young indigenous university students in facing the different challenges posed to them in these spaces and in the construction of intercultural relations.

Keywords: Indigenous in Higher Education. Interculturality. Indigenous Protagonism

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Biografia do Autor

Eva Maria Luiz Ferreira, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Graduação em História pela Universidade Católica Dom Bosco e Mestrado em Historia pela Universidade Federal da Grande Dourados. Atualmente integra a equipe de pesquisadores do Programa Kaiowá/Guarani - Núcleo de Pesquisa das Populações Indígenas( NEPPI) da Universidade Católica Dom Bosco atuando principalmente nos seguintes temas: Serviço de proteção aos indios e a participação dos indios Kaiowá Guarani como mão-de-obra nas frentes econômicas de exploração em território indígena no Sul de Mato de Grosso. Também, atua como docente no curso de História.

Beatriz dos Santos Landa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco/UCDB(2019). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Professora do Programa de Mestrado Profissionalizante em História / PROFHistória da UEMS e do Programa de Mestrado em Antropologia da UFGD. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero, Raça e Etnia (GEPEGRE/CNPq/UEMS), Coordenadora e membro do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE/UEMS). Coordenadora do Programa Rede de Saberes na UEMS financiado pela Fundação Ford, e Ação Saberes Indígenas na Escola na UEMS, financiada pelo MEC/FNDE. Tem experiência na área na área da Educação e Arqueologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação superior indígena, educação escolar indígena, crianças indígenas, etnoconhecimento, patrimônio e Arqueologia.

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Publicado

2020-08-07

Como Citar

Luiz Ferreira, E. M., & Landa, B. dos S. (2020). ENCONTROS DE ESTUDANTES INDÍGENAS DE MATO GROSSO DO SUL: desafios, protagonismo e interculturalidade no Ensino Superior. Movimento-Revista De educação , 7(13). https://doi.org/10.22409/mov.v7i13.40809