POLÍTICAS EDUCACIONAIS NUMA PERSPECTIVA NEOLIBERAL: uma análise crítica da proposta para o programa Future-se

Autores

  • Gilvania Queiroz Madeira de Aguiar Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA; http://orcid.org/0000-0003-4319-7758
  • Christiano Roberto Lima de Aguiar Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). http://orcid.org/0000-0003-2508-8275

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v7i13.41418

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Neoliberalismo. Future-se. Autonomia. Lógica empresarial.

Resumo

No presente artigo, analisamos as propostas para o programa Future-se e suas possibilidades de mudanças políticas nas instituições federais de ensino superior do Brasil. Considerando o imediatismo na construção das propostas para um programa tão desejado pelo atual governo, desenvolvemos o estudo por meio de referenciais teóricos consolidados e análises de documentos, objetivando reflexões relevantes sobre os conceitos que operam por intermédio dessas propostas políticas para o Ensino Superior no Brasil. Nesse sentido, estabelecemos uma sucinta e relevante construção acadêmica para análise, mediante três dimensões: primeiramente, apresentamos uma breve relação entre as políticas educacionais e o neoliberalismo, considerando a relação entre público e privado na educação, por intermédio da proposta do programa estudado; no segundo momento, descrevemos a proposta de efetivação e estruturação do Future-se no Brasil, através de uma abordagem comparativa e diagnóstica; e, por fim, apresentamos os entraves e as possibilidades do Future-se, considerando uma visão analítica dos conceitos apresentados. Como resultados, verificamos que a proposta do Future-se está relacionada a uma política neoliberal que agride a autonomia das IFES e as submete à lógica de mercado. Dessa forma, concluímos que os conceitos operam sob uma lógica empresarial, com perspectiva de regulação das estruturas das IFES em todos os seus segmentos, produzindo sentidos que alteram as caraterísticas das universidades como espaços de conhecimento e de ações democráticas. 

 

EDUCATIONAL POLICIES IN A NEOLIBERAL PERSPECTIVE: a critical analysis of the proposal for the Future-se program

 

ABSTRACT

In this paper, we analyze the proposals for the Future-se program and its possibilities of political changes in the federal institutions of higher education in brazil. Considering the immediacy in the construction of the proposals related to a longed-for program by the government, we carried the study by means of consolidated theoretical frameworks and document analyses, in order to gain insights on the concepts that operate through these political proposals for higher education in brazil. In this direction, we propose a brief and relevant academic discussion for analysis, by means of three dimensions: first, we present a brief relation between the educational policies and the neoliberalism, considering the relation between private and public in education, by means of the proposal of the studied program; secondly, we describe the proposal of implementation and design of the Future-se program in Brazil, through a comparative and diagnostic approach; and, finally, we present the barriers and the possibilities of the Future-se, considering an analytical perspective of the presented concepts. As results, we verify that Future-se proposal is related to a neoliberal policy that poses risks to the autonomy of the federal institutions and submits them to the market logic. Therefore, we conclude that the concepts operate under an entrepreneurial logic, with a perspective of regulation of the federal institutions' structures in all their areas; e that, in both proposals, producing meanings that modify the characteristics of the universities as spaces of knowledge and democratic actions.

Keywords: Educational policies. Neoliberalism. Future-se program. Autonomy. Entrepreneurial logic.


 

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Biografia do Autor

Gilvania Queiroz Madeira de Aguiar, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA;

Doutoranda emEducação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS; Bolsista e pesquisadora pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA; Professora do Curso de Pedagogia no Departamento de educação da Faculdade de Educação Santa Terezinha FEST.

Christiano Roberto Lima de Aguiar, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Doutorando em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS; Professor titular do departamento de Educação na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

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Publicado

2020-08-07

Como Citar

Queiroz Madeira de Aguiar, G., & Lima de Aguiar, C. R. (2020). POLÍTICAS EDUCACIONAIS NUMA PERSPECTIVA NEOLIBERAL: uma análise crítica da proposta para o programa Future-se. Movimento-Revista De educação , 7(13). https://doi.org/10.22409/mov.v7i13.41418