Recursos naturais nas Relações Internacionais: O precedente do Brasil na Segunda Guerra Mundial

Auteurs-es

  • Márcio Schiefler Fontes Supremo Tribunal Federal, Gabinete do Ministro Teori Zavascki

Résumé

O ingresso do Brasil na Segunda Grande Guerra foi marcado pela disputa de influência na América do Sul entre a Alemanha hitlerista e os Estados Unidos, com os quase ilimitados recursos naturais brasileiros como ingredientes principais, especialmente borracha, ferro, manganês, algodão, café e açúcar. Sob Vargas desde 1930, o Brasil mostrou-se capaz de equilibrar-se no tabuleiro e dele tirar proveito, a exemplo da Companhia Siderúrgica Nacional.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

Márcio Schiefler Fontes, Supremo Tribunal Federal, Gabinete do Ministro Teori Zavascki

Juiz Instrutor no Supremo Tribunal Federal (Gabinete do Ministro Teori Zavascki). É Juiz de Direito em Santa Catarina e Professor da Escola da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Direito Constitucional e Direito Processual). Foi assessor do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, nomeado Terceiro Secretário da Carreira Diplomática e Professor Colaborador de Direito Processual Penal na Universidade do Vale do Itajaí. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), egresso da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (2003). Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), Especialista em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (2007), Especialista em Gestão do Poder Judiciário pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008), Especialista em Direito Constitucional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008), Especialista em Direito Previdenciário pela Universidade Anhanguera (2012), Especialista em Direito Notarial e Registral pela Universidade Anhanguera (2013) e Especialista em Direito Militar pela Universidade Gama Filho (2014). Mestre em Estudos da Tradução pelo Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (2008). 

Téléchargements

Publié-e

2015-05-05

Comment citer

Fontes, M. S. (2015). Recursos naturais nas Relações Internacionais: O precedente do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Revue Internationale d´Histoire Politique E Culture Juridique, 7(1), 109-132. Consulté à l’adresse https://periodicos.uff.br/revistapassagens/article/view/46109