LITURATERRA [Resenha: 2015,1]: Mandrágoras, clínica psicanalítica: Freud e Winnicott

Auteurs-es

  • Gisálio Cerqueira Filho Universidade Federal Fluminense

Résumé

LITURATERRA [Resenha: 2015,1] As resenhas e passagens literárias em Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica são editadas na seção cujo título apropriado é LITURATERRA. Trata-se de um neologismo criado por Jacques Lacan, para dar conta dos múltiplos efeitos inscritos nos deslizamentos semânticos e jogos de palavras tomando como ponto de partida o equívoco de James Joyce quando desliza de letter (letra/carta) para litter (lixo), para não dizer das referências a Lino, litura, liturarios para falar de história política, do Papa que sucedeu ao primeiro (Pedro), da cultura da terra, de estética, direito, literatura, inclusive jurídicas – canônicas e não canônicas – ainda e quando tais expressões se pretendam distantes daquelas religiosas, dogmáticas, fundamentalistas, para significar apenas dominantes ou hegemônicas.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

Gisálio Cerqueira Filho, Universidade Federal Fluminense

Gisálio Cerqueira Filho celebra em 2015, pouco mais de meio centenário com professor no Rio de Janeiro; 44 anos como professor do ensino superior do Brasil. No correr do corrente ano sua obra estará sendo discutida em eventos a serem divulgados. Professor Titular de Teoria Política da UFF - Universidade Federal Fluminense, campus do Gragoatá, Niterói, R.J. Presidente do Forum Universitário Mercosul (FoMerco), eleito para o biênio Setembro de 2009 a setembro de 2011. GISÁLIO CERQUEIRA FILHO é graduado (Bacharel e Licenciado) em Ciências Sociais pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil , FNFi - UB (1969), hoje UFRJ. especialização em Métodos e Técnicas de Pesquisa pela FGV- RJ (1971), Mestre em Ciência Política pelo IUPERJ (1975), Doutor em Ciência Política pela USP (1980) com pós-doutorado na Biblioteca Nacional de Lisboa, Portugal (1999). Professor Titular de Sociologia (aposentado) da Universidade Cândido Mendes (UCAM). Professor Associado Doutor Avançado (aposentado) da PUC-RIO. Ex-diretor do Departamento de Sociologia e Política da PUC-RIO (1983-1988). Exerceu mandato como professor eleito na qualidade de representante do CCS (PUC-RIO) no Conselho Curador da Fundação Padre Leonel Franca. Ex-professor do Programa de Pós-graduação da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ). Foi membro fundador e diretor executivo do Socii ( Pesquisadores Associados em Ciências Sociais ), uma das primeiras organizações de pesquisa independente neste campo no Brasil, grupo formado por diversos pesquisadores e professores na década de 70. Atua como pesquisador sênior no Laboratório Cidade e Poder (LCP/ PPGH/ UFF) e na Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF).. É Professor orientador do Programa de Pós-graduação (Mestrado / Doutorado) em Ciência Política da UFF (PPGCP). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e ideologia, estado democrático, ideologia e direito, politica e psicanálise, história política, direito e sociedade. É membro do Research Committee on Sociology of Law (RCSL/ ISA), da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e da Associação Nacional de História (ANPUH). É membro do Conselho Editorial da Editora Escuta, São Paulo, e do Conselho Consultivo da Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Qualis A-1). É editor de PASSAGENS -Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica (on line) - Qualis B-1. Por muitos anos foi pesquisador do CNPq., alcançando o nível I . Tem atuado como consultor ad-hoc da CAPES e da FAPERJ. Desde 2010 vem trabalhando no âmbito dos convênios internacionais do Laboratório Cidade e Poder (LCP-PPGH/ UFF) com a Universidade Técnica de Lisboa (UTL-ISCSP) e Universidade de Buenos Ayres (UBA-GEHBP). Desde setembro de 2011 dirige o Núcleo Observando o Sul (NOS) no LCP-UFF.

Téléchargements

Publié-e

2015-05-14

Comment citer

Cerqueira Filho, G. (2015). LITURATERRA [Resenha: 2015,1]: Mandrágoras, clínica psicanalítica: Freud e Winnicott. Revue Internationale d´Histoire Politique E Culture Juridique, 7(1), 172-177. Consulté à l’adresse https://periodicos.uff.br/revistapassagens/article/view/46138

Numéro

Rubrique

Notes de lecture

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

1 2 3 4 5 > >>