Ceci est une version obsolète publiée le 2021-01-31. Consulter la version la plus récente.

Pós-verdade e adensamento social: o jogo político em torno do a-sujeitamento na contemporaneidade

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.15175/1984-2503-202113107

Mots-clés :

História, falso e verdadeiro, poder, comportamento

Résumé

Este artigo se debruça sobre um tema que é recorrente na análise política contemporânea: a verdade em tempos de falsificação da realidade. O principal substrato teórico de estudo é a filosofia foucaultiana, especialmente tendo em vista sua inquirição sobre a dinâmica e o funcionamento do poder e, ao mesmo tempo, sua percepção de que o poder sofre metamorfoses. No nosso presente, configurado em termos de uma condição histórica em que a verdade é manietada ao sabor dos interesses individuais e o comportamento passa a ser monetarizado e disciplinado pelo aparecimento do indivíduo em redes sociais, a figura do pensante evanesce e concede lugar ao replicante. Nesta condição, de favorecimento do replicante, submerge o pensamento crítico e o “pensar” parece um gesto démodê, crescentemente em desuso. No corpo deste indivíduo, conceituado aqui como replicante, está inscrito, portanto, uma das marcas mais significativas do poder na Pós-verdade.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

Frederico Osanan Amorim Lima, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI

Professor Associado de História do Brasil República da Universidade Federal do Piauí. Doutor em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (2012). Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (2007). Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Piauí (2003). É especialista em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (2005). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, sensibilidade, subjetividade, comportamento juvenil, historiografia do cinema brasileiro, cinema brasileiro moderno, Glauber Rocha e cinema experimental.

Téléchargements

Publié-e

2021-01-31

Versions

Comment citer

Lima, F. O. A. (2021). Pós-verdade e adensamento social: o jogo político em torno do a-sujeitamento na contemporaneidade. Revue Internationale d´Histoire Politique E Culture Juridique, 13(1), 148-167. https://doi.org/10.15175/1984-2503-202113107