Ser cidadão no Oitocentos: A atuação dos fabricantes de cal na freguesia da Ilha do Governador

Autores

  • Judite Paiva Souto Universidade Federal Fluminense

Resumo

Neste artigo, buscaremos tecer algumas considerações acerca do exercício da cidadania na freguesia da Ilha do Governador, tomando como objeto de estudo a atuação do caieiro João Rodrigues Carrilho. Integrante do Município Neutro da Corte, a freguesia de Nossa Senhora da Ajuda da Ilha do Governador, durante o século XIX, se destacava por sua produção de cal a partir de conchas. Os fabricantes deste material utilizado na construção civil se faziam presentes em diversas esferas da vida pública: os caieiros integravam associações beneficentes, irmandades, eram nomeados para cargos públicos e disputavam eleições a exemplo de João Rodrigues Carrilho, que foi juiz de paz, capitão da Guarda Nacional e agraciado com a Imperial Ordem da Rosa no grau de cavaleiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Judite Paiva Souto, Universidade Federal Fluminense

Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Especialização em História do Rio de Janeiro pela Universidade Federal Fluminense (2011). Atuou durante os anos de 2009 e 2010 como professora de História na rede pública do Município do Rio de Janeiro. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2015-05-05

Como Citar

Souto, J. P. (2015). Ser cidadão no Oitocentos: A atuação dos fabricantes de cal na freguesia da Ilha do Governador. Passagens: Revista Internacional De História Política E Cultura Jurídica, 7(1), 75-93. Recuperado de https://periodicos.uff.br/revistapassagens/article/view/46091