ENSINO REMOTO NA PANDEMIA (COVID-19)

Autores

  • Miriã Verônica da Silva Universidade Federal Fluminense

Resumo

O presente trabalho apresenta uma pesquisa de graduação em andamento, no curso de Administração, na Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda (UFF), Brasil. O programa de pesquisa consiste em medir a produção científica relacionada ao tema ensino à distância ocorrido durante o período de pandemia global de COVID-19, por meio de um estudo bibliométrico, baseado na análise de citações de artigos e artigos de revisão na base de dados Web Of Science. 

Esta pesquisa bibliográfica analisou artigos publicados sobre ensino remoto durante a pandemia. Foram identificados e analisados 24 artigos e artigos de revisão de periódicos acadêmicos no Brasil. Após uma análise mais profunda, 5 artigos foram descartados do estudo, pois mesmo tangenciando a temática, o foco dos estudos fugia à abordagem a qual se objetiva este artigo. A análise dos dados revelou várias tendências e temas comuns. 

O objetivo da pesquisa foi identificar como o ensino teve que se adaptar ao período pandêmico, onde as dinâmicas de transmissão de conhecimento passaram por significativas mudanças estruturais que impactam todos os atores envolvidos no processo, e identificar as diferentes formas de adaptação às novas dinâmicas colocadas neste período. 

 

Uma das principais tendências identificadas foi o aumento significativo do número de publicações sobre o tema do ensino remoto durante a pandemia. A maioria dos artigos analisados foram publicados em periódicos de educação e tecnologia educacional. 

Os temas mais comuns nos artigos incluem estratégias para a implementação do ensino remoto, desafios enfrentados pelos professores e alunos durante o ensino remoto, o impacto da pandemia na educação e o papel da tecnologia na educação remota. 

Alguns dos principais resultados da pesquisa indicam que a transição para o ensino remoto trouxe muitos desafios, incluindo problemas de acesso à tecnologia e à Internet, falta de preparação adequada para os professores e dificuldades em manter os alunos engajados. 

Além disso, a pesquisa destaca a importância de se adaptar o ensino remoto para atender às necessidades específicas dos alunos e de fornecer suporte adequado aos professores e alunos durante o processo.

Em conclusão, esta pesquisa bibliométrica destaca a importância do ensino remoto durante a pandemia e identifica várias tendências e temas comuns nos artigos publicados sobre o assunto. A pesquisa sugere que o ensino remoto é uma área em rápido desenvolvimento que continuará a ser relevante no futuro da educação

Palavra-chave: Ensino Remoto; Pandemia (Covid-19); Desafios do Ensino Remoto.

 

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

VERÔNICA, MIRIÃ. ENSINO REMOTO NA PANDEMIA (COVID-19). Revista do LabDGE - UFF, v. 1, n. 1, p. 01-09, 12 dez. 2023.