POTENCIAL DE MITIGAÇÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA EM COOPERATIVAS AGRÍCOLAS, BUSCANDO A DESCARBONIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/2675-4924.5834

Palavras-chave:

Cooperativismo, CO2, Emissões de carbono;, Agricultura, Revisão

Resumo

O crescimento populacional global aumentou a demanda por alimentos e esse fenômeno também contribui para impactos negativos ao meio ambiente. Embora a agricultura, se não realizada de forma correta, também pode ser parte do problema ambiental, ela também pode se tornar parte da solução. Cooperativas agropecuária estão buscando metodologias que permitam diminuir suas emissões carbono por meio de práticas sustentáveis. Serão discutidos neste artigo alguns elementos ligados à importância da mitigação dos gases de efeito estufa em cooperativas agrícolas, buscando a descarbonização e sustentabilidade. Para isso, realizou-se uma busca nas bases de dados, SciELO, PubMed,  Scopus, Web of Science; e sites com revistas, ScienceDirect, Portal de Periódicos da CAPES, pelo uso dos descritores em português e inglês para contribuir na construção dos seguintes enfoques: Panorama geral da agricultura no Brasil e o Plano ABC; Cooperativismo a nível Brasil; Cadeias descarbonizantes na agricultura; Inovação e sustentabilidade nas cooperativas agrícolas. As cooperativas apresentam múltiplas funções, como: alimentar; econômica; social; patrimonial; recreativa; estática; e a ambiental. O Brasil é uma potência agrícola e ambiental e as cooperativas agrícolas contribuem para a consolidação dessa grandiosidade. Produzir alimentos com tecnologias eficientes e sustentáveis é o desafio dos pequenos agricultores. A implementação de metodologias que tragam redução nas emissões de carbono será um diferencial relevante para as cooperativas agrícolas, trazendo maior sustentabilidade e proporcionando uma inserção no mercado de carbono.

Palavra-chave: Cooperativismo; CO2; Emissões de carbono; Agricultura; Revisão.

Downloads

Publicado

2024-03-06

Como Citar

SILVA MACHADO, F. .; MOLL HUTHER, C.; GOMES COSTA, H. .; CONRADO, L. F. .; DAMASCENO CALADO, R. . POTENCIAL DE MITIGAÇÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA EM COOPERATIVAS AGRÍCOLAS, BUSCANDO A DESCARBONIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE. Revista do LabDGE - UFF, v. 1, n. 2, p. 01-20, 6 mar. 2024.