Núm. 92 (2020): OS REFLEXOS DAS PRÁTICAS DO EMPOWERMENT NA GESTÃO FINANCEIRA E OPERACIONAL DE UMA EMPRESA DE BASE TECNOLÓGICA / THE REFLEXES OF EMPOWERMENT PRACTICES IN THE FINANCIAL AND OPERATIONAL MANAGEMENT OF A TECHNOLOGY BASE COMPANY
Resumo:
Este estudo que tem como objetivo analisar como as práticas de empowerment influenciam na gestão financeira e operacional de uma empresa de base tecnológica, apresenta-se como um estudo de caso de abordagem descritiva e explicativa de natureza qualitativa, tendo como base o construto proposto por Hall (2008) no que tange o empowerment psicológico. Assim, ao analisar as práticas, percebeu-se a importância de construir conhecimentos acerca do empowerment, a fim de que este possa auxiliar as organizações na geração de autonomia entre usuários, melhorando o processo decisório, bem como os possíveis impactos que a implementação deste modelo de gestão poderá causar no ambiente empresarial, financeiro e operacional. Entendeu-se ainda, que a empresa adotou algumas práticas que fizeram alusão ao empowerment e que após isto, houve um crescimento positivo no desempenho financeiro e operacional. Conclui-se então, que não se pode justificar todas as mutações sofridas no ambiente organizacional frente à adoção destes novos métodos, visto que, reconheceu-se outros fatores que podem ter contribuído para esta situação, como o desempenho operacional, pois a adoção de práticas do empowerment, enfatizando a utilização descentralizada de poder, teve um papel importante para a melhora do desempenho da empresa.
Palavras-chave: Gestão; empowerment; desempenho operacional e financeiro.
Abstract:
This study, which aims to analyze how empowerment practices influence the financial and operational management of a technology-based company, presents itself as a case study of a descriptive and explanatory approach of qualitative nature, based on the construct proposed by Hall (2008) regarding psychological empowerment. Thus, when analyzing the practices, it was realized the importance of building knowledge about empowerment, so that it can help organizations to generate autonomy among users, improving the decision making process, as well as the possible impacts that the implementation of this model. Management can cause in the business, financial and operational environment. It was also understood that the company adopted some practices that alluded to empowerment and that after this, there was a positive growth in financial and operating performance. Therefore, it is not possible to justify all the mutations suffered in the organizational environment due to the adoption of these new methods, since it was recognized other factors that may have contributed to this situation, such as operational performance, because the adoption of practices Empowerment, emphasizing the decentralized use of power, played an important role in improving company performance.
Keywords: Management; empowerment; operational and financial performance.