No 59 (2016): EVIDENCIAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DE EMPRESAS BAIANAS: UMA ANÁLISE NA WEB 2.0 À LUZ DA TEORIA DA LEGITIMIDADE

Resumo: Este estudo teve o propósito de verificar o nível de divulgação de informações de natureza socioambiental das empresas baianas através das redes sociais no ano de 2012. Utilizou-se para tanto, os Bancos de Dados da Junta Comercial do Estado da Bahia (JUCEB) e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) para levantar as organizações empresariais sediadas no estado da Bahia. A amostra foi composta por 256 empresas que implantaram o SGA e/ou práticas de sustentabilidade. Os dados foram coletados com base nas postagens das empresas nas redes sociais, mais especificamente, o Facebook, Orkut e Twitter no período de Setembro de 2011 a Agosto de 2012. Utilizou-se a análise de conteúdo como técnica para identificar as informações socioambientais. O ranking das empresas que mais divulgam informações socioambientais na web 2.0 é liderado por empresas industriais. Os resultados encontrados se coadunam com os pressupostos da teoria da legitimidade. Sugere-se que pesquisas futuras investiguem se o volume em percentual de postagens em redes sociais relacionadas à problemática socioambiental cresceu em relação ao encontrado por esta pesquisa. Além disso, recomenda-se a investigação da percepção dos gestores quanto ao impacto da utilização das redes sociais para divulgação das ações socioambientais.

Palavras-chave: Evidenciação Socioambiental, Teoria da Legitimidade, Web 2.0

Publiée: 2016-06-30

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