Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx)
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O texto submetido não foi publicado em outro periódico ou em capítulo de livro. Trata-se de contribuição inédita.
  • Declaro que sou autor do artigo/resenha/texto literário submetido à Revista Sede de Ler para avaliação. Desta forma, na qualidade de titular dos direitos de autor, autorizo a Sede de Ler a publicar, durante tempo indeterminado, o texto integral da obra acima citada, para fins de leitura, impressão e/ou download, sem que me seja devido pagamento a título de direitos.
    Declaro ainda estar ciente e ter atendido às normas de publicação da Revista Sede de Ler a seguir:
    1. O artigo/resenha é original e inédito
    2. O(s) autor(es) é(são) o(s) responsável(éis) pelo conteúdo dos artigos.
    3. Dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas e a conduta ética, são de inteira responsabilidade dos autor(es).

Diretrizes para Autores

Normas para publicação da revista Sede de Ler

Última atualização: 12/11/2024

  1. Poderão ser encaminhados à Revista Sede de Ler textos em língua portuguesa de natureza científica, tais como relatos de experiência, ensaios, artigos e resenhas, além de textos de natureza literária inéditos, tais como contos, poemas, crônicas etc.
  2. Cada autor pode submeter apenas um texto por número da revista.  
  3. A Revista Sede de Ler aceita textos com até 4 (quatro) autores, à exceção de resenhas, que poderão ter no máximo 2 autores. Não há exigência de titulação mínima.
  4. Os textos de natureza científica deverão estar acompanhados de resumo e palavras-chave em língua portuguesa e em língua estrangeira, exceto as resenhas. 

§1º É proibida a tradução e publicação de artigos publicados na Revista para outra língua sem a autorização da Coordenação Editorial.

  1. Os trabalhos enviados serão avaliados às cegas por pareceristas ad hoc. Os avaliadores emitirão parecer sobre os trabalhos recebidos de tal forma que poderão: a) aprovar o trabalho; b) aprovar o trabalho mediante alterações que julguem necessárias; ou c) reprovar o trabalho enviado. Em caso de um parecer favorável e outro contrário, o trabalho será enviado a um terceiro parecerista ad hoc.

§1º Os trabalhos que requererem alterações, sem a necessidade de um novo parecer, serão encaminhados aos autores para procederem às modificações sugeridas e, num prazo de até 10 (dez) dias corridos, os textos corrigidos devem ser enviados de volta à Revista por meio da plataforma OJS. Já os trabalhos que, após as devidas alterações, requererem um novo parecer, deverão ser encaminhados à Revista por meio da plataforma OJS em um prazo de até 60 (sessenta) dias corridos. Em caso de eventual aprovação, estes poderão ser publicados em edição futura. Não tendo retorno por parte do autor após o prazo de 60 (sessenta) dias, o trabalho será rejeitado automaticamente. 

  1. Com relação ao envio de textos literários (crônicas, contos, poemas etc), solicita-se que: 

a) o texto enviado esteja no formato de arquivo .doc ou .docx e ocupe no máximo 10 (dez) páginas de folha tamanho A4;

b) o título seja digitado em fonte Times New Roman 14;

c) o corpo do texto seja formatado em:

- Fonte: Times New Roman, Tamanho 12

- Espaçamento entrelinhas: 1,5 (quando texto em prosa)

- Margens: 2 (superior, inferior e direita) e 3 (esquerda)

- Tabulação: 1,25 para iniciar os parágrafos

- Alinhamento:  justificado (se texto em prosa);

d) o texto enviado seja autoral, pois não será aceito nenhum tipo de material publicitário;

e) um breve currículo de cada um dos autores deve ser inserido em “Resumo da Biografia”, no momento de submissão do texto. O resumo poderá conter o link do currículo lattes/CNPq ao final. Salientamos que o resumo inserido nos metadados do artigo, no momento de submetê-lo via sistema, será inserido na publicação, após avaliação cega.

Com relação ao envio dos textos de natureza científica:

a) o texto deverá ser enviado em arquivo .doc ou .docx, em página A4 (21 x 29,7cm), sem quebra de página entre as seções;

b) o corpo do texto deve ser formatado em:

- Fonte: Times New Roman, Tamanho 12

- Espaçamento entrelinhas: 1,5 

- Margens: 2 (superior, inferior e direita) e 3 (esquerda)

- Tabulação: 1,25 para iniciar os parágrafos

- Alinhamento:  justificado (se texto em prosa);

c) O texto deverá ter no mínimo 10 páginas e no máximo 20 páginas, incluindo referências bibliográficas, anexos, apêndices e figuras, à exceção de resenhas, que poderão conter até 5 páginas.

c.1) As resenhas enviadas devem ser de textos literários ou de textos teóricos que enfoquem aspectos relativos à literatura, sobretudo infanto-juvenil, ou ao trabalho com práticas de leitura e de escrita na escola.

c.2) Solicitamos a inserção no texto, a fins de ilustração, da capa do livro com informações básicas sobre a obra resenhada, como ano de publicação e editora. No caso de obras infanto-juvenis, se for o caso, indicar nome do/a ilustrador/a. 

d) O título do texto deverá ser formatado com fonte Times New Roman, tamanho 12, em caixa alta (maiúsculas), negrito, centralizado, entrelinhas simples.

e) Nas versões enviadas após revisão de aceite dos pareceristas, o/s nome/s do/s autor/es deverá/ão ser inseridos duas linhas abaixo do título, fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento à esquerda, entrelinhas simples. 

f) O resumo deve constar na segunda linha abaixo do/s nome/s do/s autor/es. Deve estar em parágrafo único, com espaçamento simples, possuir entre 150 e 250 palavras e, na linha seguinte, apresentar palavras-chave (até três), iniciadas com letra maiúscula e separadas por ponto e vírgula. A seguir, devem constar resumo e palavras-chave em língua estrangeira.

g) Um breve currículo de cada um dos autores deve ser inserido em “Resumo da Biografia”, no momento de submissão do texto. O resumo poderá conter o link do currículo lattes/CNPq ao final. Salientamos que o resumo inserido nos metadados do artigo, no momento de submetê-lo via sistema, será inserido na publicação, após avaliação cega.

h) Os títulos de seções primárias devem estar à esquerda, em caixa alta, negrito, sem entrada de parágrafo e fonte tamanho 12.

i) Os títulos de seções secundárias a quinárias devem estar em caixa baixa, negrito, sem entrada de parágrafo e fonte tamanho 12.

j) Os artigos podem conter notas de rodapé. Nesse sentido, as notas explicativas, quando necessárias, devem ser inseridas no formato de notas de rodapé, com a mesma fonte utilizada no texto, tamanho 10, espaçamento simples e justificado. As notas não devem ser usadas para referenciação bibliográfica.

k) Com relação às citações:

k.1) As citações de até três linhas devem estar no corpo do texto. Nesse caso, o sobrenome do autor deve vir entre parênteses, separado por vírgula do ano de publicação e da página, no seguinte exemplo:

Importante salientar que: “o princípio não é estático, absoluto e imutável. É uma referência constituída que baliza, orienta, guia a ação a ser empreendida. É um ponto de partida ou fundamento de um processo qualquer” (Puhl, 2016, p. 224).

k.2) Se o nome do autor estiver citado no texto, não ocorrendo citação direta, indica-se apenas a data entre parênteses, conforme exemplo:

“Não é gratuitamente que Dermeval Saviani (1984) afirma que....”

k.3) Se o nome do autor estiver citado no texto, sendo uma citação direta, indica-se a data e o número da página entre parênteses, conforme exemplo:

Althusser (2013[1970], p. 126) defende que “a ideologia representa a relação imaginária de indivíduos com suas reais condições de existência”.

k.4) Quando forem realizadas citações com mais de três linhas, elas devem seguir as seguintes normas de formatação:

- recuo de 4cm (quatro centímetros), espaçamento simples e corpo tamanho 11. 

k.5) Caso haja duas referências de um mesmo autor, deve-se repetir o sobrenome (que não deve mais ser substituído por traços). No corpo do texto, os sobrenomes também devem ser repetidos.

l) As imagens dispostas no corpo do texto, com alinhamento centralizado, podem ser coloridas ou em preto e branco. Não há um  tamanho estipulado. Espera-se, no entanto, que as imagens inseridas se coadunem ao texto e, no caso de conterem informações importantes para o leitor, estas estejam legíveis. No caso de imagens que servem, apenas, para ilustração, solicita-se que o autor insira uma nota de rodapé com tal informação.

l.1) O autor terá responsabilidade sobre os direitos autorais das imagens dispostas no texto. No caso de imagens que possuam direitos autorais, os autores devem enviar a autorização para uso via sistema da revista. A autorização deverá ser enviada no momento de submeter o texto. Para isso, deve-se utilizar a opção Documentos Suplementares.

l.2) As legendas deverão ser indicadas abaixo das imagens com fonte Times New Roman, corpo 11, alinhamento justificado centralizado, entrelinhas simples. As imagens deverão ser numeradas e referidas no corpo do texto. A autoria ou a origem da imagem deverá fazer parte da legenda.

m) Para a apresentação das referências citadas no texto, utilizar a fonte Times New Roman, alinhamento à esquerda, entrelinhas simples. Pular uma linha simples entre uma referência e outra.

Exemplos de referências:

  • Livros:

ROBIN, R. A memória saturada. Campinas: Editora da UNICAMP, 2014.

  • Capítulo de livros:

PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso (AAD 69). In: GADET, F; HAK, T. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da UNICAMP, 2014b.

  • Dissertações e teses:

POLACHINI, B. S. Uma história serial e conceitual da gramática brasileira oitocentista de língua portuguesa. 2017. Tese (Doutorado em Semiótica e Linguística Geral) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Acesso em: 30 nov. 2019.

  • Artigos de periódicos:

ORLANDI, E. P. Efeitos do verbal no não verbal. Revista Rua – Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade. Campinas, São Paulo: Unicamp/Nucredi, n. 1, 1995.

  • Publicação on-line 

DIAS, G. Canção do Exílio. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000100.pdf> Acesso em 16 set. 2019.

  • Demais referências, consultar NBR atualizada (NBR 10520, para citações, e NBR 6023 para referências).

n) O recurso tipográfico itálico deve ser utilizado para destacar o elemento título das obras no decorrer do texto, de acordo com a norma, além das palavras em língua estrangeira.

Para demais questões, envie e-mail para revistasededeler@gmail.com.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Ao publicar seu material na revista Sede de Ler, o/a autor/a demonstra que está de acordo com os termos a seguir:

a) Seus direitos autorais serão mantidos, mas o direito à primeira publicação do material é concedido à revista. Concomitantemente, o material será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) – assim, o/a autor/a estará autorizado/a a compartilhar o material, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação na revista Sede de Ler.

b) O/a autor/a está autorizado/a a divulgar esta versão do material em outros âmbitos, em contratos para publicação em livros ou repositórios, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação pela revista Sede de Ler.

c) Antes ou durante o processo editorial, após aprovação do material pela revista Sede de Ler, o/a autor/a tem autorização e incentivo para divulgar e publicar seu material online, como em páginas pessoais, redes sociais ou repositórios institucionais, uma vez que, dessa forma, é possível criar oportunidades de citação e aumento do impacto da publicação (ver O Efeito do Acesso Livre).