Sobre a Revista

A revista SEDE DE LER, vinculada ao Programa de Extensão Alfabetização e Leitura (PROALE) da Faculdade de Educação da UFF, promove a divulgação de um conjunto de ações que buscam contribuir com a formação continuada de professores e demais trabalhadores da educação, sobretudo no que se refere aos seguintes temas: alfabetização, leitura literária, práticas de ler-escrever, multiletramentos, educação linguística e literária em língua portuguesa e línguas adicionais. Seu objetivo é divulgar resultados parciais ou completos de práticas e estudos desenvolvidos em ações de extensão, com ênfase em artigos e relatos de experiência. Reunindo professores, licenciandos e estudantes da educação básica para debater as práticas de leitura e escrita nos diferentes segmentos de ensino, a revista se configura produto aglutinador de ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas a essa temática. Mediante organização de um calendário semestral, serão lançados dois números da revista (janeiro-junho/julho-dezembro). Esperamos, como principais resultados, fortalecer a relação comunidade-universidade, essa última sempre precisando assumir a responsabilidade sobre a formação de professores para a atuação engajada nas escolas, inclusive pelo viés extensionista. Defendemos a imprescindibilidade da inserção dos licenciandos e dos professores das escolas públicas, de modo dialógico e interdisciplinar, nas práticas sociais letradas próprias da esfera acadêmica, assim como se defende a abertura da universidade para os docentes já trabalhadores dessas escolas, a fim de que eles participem ativamente dessas mesmas práticas.

Notícias

Edição Atual

v. 8 n. 1 (2020): Dossiê: Diálogos entre escola e universidades sobre os tempos-espaços de ensinar-aprender (jul-dez/2020)
					Visualizar v. 8 n. 1 (2020): Dossiê: Diálogos entre escola e universidades sobre os tempos-espaços de ensinar-aprender (jul-dez/2020)

Apresentamos esta edição temática muito arrebatadas pelos textos aqui  compartilhados, cujos autores e autoras trazem à baila, em verso e prosa, alguns Diálogos entre escola e universidade nestes tempos-espaços de ensinar-aprender, que também são tempos-espaços desafiadores para as instituições que se equilibram entre a pandemia da Covid-19 e o trabalho remoto. Ainda assim, é nesses diálogos que nos tocamos, que nos entendemos ser coletividade de estudantes e professores e professoras atraídos pela confluência de saberes, conhecimentos e sujeitos, que nos convocamos a refletir sobre a formação de leitores, docentes e docentes leitores do texto e do mundo em curso. Nesse contexto de pressa no tempo e de virtualidade nos espaços, entendemos ser esta publicação um registro da existência e da resistência do Programa de Extensão Alfabetização e Leitura (PROALE), cuja Sede é uma só, a de Leitura, que não ocorre sem que haja o encontro entre um eu e os muitos outros.

Publicado: 2021-06-01

Apresentação

Verbete

Artigos

Resenha

Texto Literário

Entrevista

Ver Todas as Edições
A Revista Sede de Ler está indexada nos seguintes diretórios:
DOAJ