Sede de ler

A revista SEDE DE LER, vinculada ao Programa de Extensão Alfabetização e Leitura (PROALE) da Faculdade de Educação da UFF, promove a divulgação de um conjunto de ações que buscam contribuir com a formação continuada de professores e demais trabalhadores da educação, sobretudo no que se refere aos seguintes temas: alfabetização, leitura literária, práticas de ler-escrever, multiletramentos, educação linguística e literária em língua portuguesa e línguas adicionais. Seu objetivo é divulgar resultados parciais ou completos de práticas e estudos desenvolvidos em ações de extensão, com ênfase em artigos e relatos de experiência. Reunindo professores, licenciandos e estudantes da educação básica para debater as práticas de leitura e escrita nos diferentes segmentos de ensino, a revista se configura produto aglutinador de ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas a essa temática. Mediante organização de um calendário semestral, serão lançados dois números da revista (janeiro-junho/julho-dezembro). Esperamos, como principais resultados, fortalecer a relação comunidade-universidade, essa última sempre precisando assumir a responsabilidade sobre a formação de professores para a atuação engajada nas escolas, inclusive pelo viés extensionista. Defendemos a imprescindibilidade da inserção dos licenciandos e dos professores das escolas públicas, de modo dialógico e interdisciplinar, nas práticas sociais letradas próprias da esfera acadêmica, assim como se defende a abertura da universidade para os docentes já trabalhadores dessas escolas, a fim de que eles participem ativamente dessas mesmas práticas.

Notícias

 

Chamada aberta para envio de artigos

 
A Sede de Ler, revista editada pelo PROALE, está com duas chamadas abertas para envio de artigos.  
Publicado: 2020-03-15 Mais...
 
Outras notícias...

n. 6 (2019): SEDE DE LER (OUTUBRO DE 2019)


Capa da revista