Leitura e literatura nos caminhos tortuosos da escola: por que achamos as crianças incapazes de ler bons textos?

Autores

  • Ana Lucia Espíndola Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Tenho a intenção neste texto de apresentar algumas reflexões sobre a leitura e a escola. Farei isso a partir do relato de duas experiências leitoras. A primeira se centrará em apresentar minha própria trajetória de leitura e a importância da escola para minha formação. A segunda apresentará a trajetória de alfabetização e de leitura do meu filho, hoje com seis anos.A partir dos relatos pretendo mostrar como a escola pode e deve desempenhar um papel fundamental na constituição de crianças leitoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lucia Espíndola, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Pedagogia Série Iniciais Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1998) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Paris VIII, França, sob a orientação do Professor Doutor Bernard Charlot. É professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, desde 1992, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação Social e ao Doutorado em Letras na UFMS. 

Referências

ARENDT, Hannah. La crise de la culture. Paris: Gallimard, 1972.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, s/d.

CAVALLO, Guglielmo; CHARTIER, Roger. História da leitura no mundo ocidental. São Paulo: Ática, 1998. v.1, cap. 2, p.71-91.

GHIRALDELLI Jr. Paulo. História da Educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1992.

HAMESSE, Jacqueline. O modelo escolástico da leitura. In: CAVALLO, Guglielmo; CHARTIER, Roger. História da leitura no mundo ocidental. São Paulo: Ática, 1998. v.1, cap. 3, p. 123-139.

HÉBRARD, Jean. A escolarização dos saberes elementares na época moderna. Teoria e Educação, n. 2. Porto Alegre, 1999, p. 65-110.

LOBATO, Monteiro. A Barca de Gleyre. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1950.

MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das

Letras, 1997.

RODRIGUES, Ana Lucia Espíndola. A alfabetização no Estado de Mato

Grosso do Sul: 1979-1990 – Limites e possibilidades das inovações nas

propostas metodológicas.1998. Dissertação (Mestrado em Educação

– Fundamentos da Educação). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 1998.

TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1999.

ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel. T. Leitura: perspectivas interdisciplinares. 5. ed. São Paulo: Ática, 1999.

Downloads

Publicado

2020-10-21

Como Citar

ESPÍNDOLA, A. L. Leitura e literatura nos caminhos tortuosos da escola: por que achamos as crianças incapazes de ler bons textos?. Sede de Ler, v. 2, n. 1, p. 5-9, 21 out. 2020.