Representações simbólicas do indizível na literatura infantil e juvenil: brincadeira, arte e construção da identidade
Resumo
Em quatro obras de literatura infantil e juvenil, encontramos material para pensar a respeito da construção da identidade na infância, examinando os recursos criativos que as crianças mobilizam para lidar com situações adversas, apropriando-se de elementos do mundo adulto, reinventando-os à sua maneira e construindo sentidos para suas vidas. Nas quatro obras analisadas – Sapato de salto, de Lygia Bojunga; Era mais uma vez outra vez, de Glaucia Lewicki; Zubair e os labirintos, de Roger Mello; e Vó Nana, de Margareth Wild – encontramos representações literárias de múltiplos aspectos deste processo, revelando como situações problemáticas – morte, guerra, exclusão social, abandono, abuso sexual – podem ser transmutadas por meio da arte e da brincadeira em desafios motivadores do crescimento emocional. Temas espinhosos que, não podendo ser expressos cruamente em linguagem verbal, ao serem representados simbolicamente na literatura, oferecem ao leitor a possibilidade de viver experiências transformadoras.Downloads
Referências
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
BOJUNGA, Lygia. Sapato de salto. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2006.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alan. Dicionário de símbolos. 21. ed. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2007.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de
Tomaz Tadeu da Silva e Guaciara Lopes Louro. 9. ed. Rio de Janeiro:
DP&A, 2004.
LACERDA, Nilma Gonçalves. Para atravessar o território desconhecido, a caminho do amanhã. In: Debate: Temas polêmicos na literatura. Programa Salto para o Futuro, TVE Brasil. Boletim nº 11, Programa 5,
junho de 2007. Disponível em http://www.tvebrasil. com.br/SALTO/
______. Cartas do São Francisco. Conversas com Rilke à beira do Rio. Ilustrações de Demóstenes Vargas. Brasília: Caminho das Águas, 2000.
LEWICKI, Gláucia. Era mais uma vez outra vez. Ilustrações de Gonzalo Cárcamo. São Paulo: Edições SM, 2007.
MACHADO, Ana Maria. Palavras para Saúde. In: Anais do I Seminário Nacional Saúde e Leitura: Qualidade de Vida para a Criança e o Jovem. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004.
MELLO, Roger. Zubair e os labirintos. Ilustrações do autor. Rio de Janeiro: Companhia das Letrinhas, 2007.
WILD, Margareth. Vó Nana. Ilustrações de Ron Brooks. Tradução de Gilda de Aquino. São Paulo: Brinque Book, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar seu material na revista Sede de Ler, o/a autor/a demonstra que está de acordo com os termos a seguir:
a) Seus direitos autorais serão mantidos, mas o direito à primeira publicação do material é concedido à revista. Concomitantemente, o material será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) – assim, o/a autor/a estará autorizado/a a compartilhar o material, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação na revista Sede de Ler.
b) O/a autor/a está autorizado/a a divulgar esta versão do material em outros âmbitos, em contratos para publicação em livros ou repositórios, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação pela revista Sede de Ler.
c) Antes ou durante o processo editorial, após aprovação do material pela revista Sede de Ler, o/a autor/a tem autorização e incentivo para divulgar e publicar seu material online, como em páginas pessoais, redes sociais ou repositórios institucionais, uma vez que, dessa forma, é possível criar oportunidades de citação e aumento do impacto da publicação (ver O Efeito do Acesso Livre).