Representações simbólicas do indizível na literatura infantil e juvenil: brincadeira, arte e construção da identidade

Autores

  • Claudia Mendes

Resumo

Em quatro obras de literatura infantil e juvenil, encontramos material para pensar a respeito da construção da identidade na infância, examinando os recursos criativos que as crianças mobilizam para lidar com situações adversas, apropriando-se de elementos do mundo adulto, reinventando-os à sua maneira e construindo sentidos para suas vidas. Nas quatro obras analisadas – Sapato de salto, de Lygia Bojunga; Era mais uma vez outra vez, de Glaucia Lewicki; Zubair e os labirintos, de Roger Mello; e Vó Nana, de Margareth Wild – encontramos representações literárias de múltiplos aspectos deste processo, revelando como situações problemáticas – morte, guerra, exclusão social, abandono, abuso sexual – podem ser transmutadas por meio da arte e da brincadeira em desafios motivadores do crescimento emocional. Temas espinhosos que, não podendo ser expressos cruamente em linguagem verbal, ao serem representados simbolicamente na literatura, oferecem ao leitor a possibilidade de viver experiências transformadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Mendes

Designer gráfica, Doutoranda e Mestre em Artes Visuais pela UFRJ e Especialista em Literatura Infanto - Juvenil pela UFF.

Referências

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

BOJUNGA, Lygia. Sapato de salto. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2006.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alan. Dicionário de símbolos. 21. ed. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2007.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de

Tomaz Tadeu da Silva e Guaciara Lopes Louro. 9. ed. Rio de Janeiro:

DP&A, 2004.

LACERDA, Nilma Gonçalves. Para atravessar o território desconhecido, a caminho do amanhã. In: Debate: Temas polêmicos na literatura. Programa Salto para o Futuro, TVE Brasil. Boletim nº 11, Programa 5,

junho de 2007. Disponível em http://www.tvebrasil. com.br/SALTO/

______. Cartas do São Francisco. Conversas com Rilke à beira do Rio. Ilustrações de Demóstenes Vargas. Brasília: Caminho das Águas, 2000.

LEWICKI, Gláucia. Era mais uma vez outra vez. Ilustrações de Gonzalo Cárcamo. São Paulo: Edições SM, 2007.

MACHADO, Ana Maria. Palavras para Saúde. In: Anais do I Seminário Nacional Saúde e Leitura: Qualidade de Vida para a Criança e o Jovem. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004.

MELLO, Roger. Zubair e os labirintos. Ilustrações do autor. Rio de Janeiro: Companhia das Letrinhas, 2007.

WILD, Margareth. Vó Nana. Ilustrações de Ron Brooks. Tradução de Gilda de Aquino. São Paulo: Brinque Book, 2006.

Downloads

Publicado

2020-10-21

Como Citar

MENDES, C. Representações simbólicas do indizível na literatura infantil e juvenil: brincadeira, arte e construção da identidade. Sede de Ler, v. 2, n. 1, p. 10-16, 21 out. 2020.