Vivenciando Linguagens

Autores

  • Cristina Hill Fávero Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG https://orcid.org/0000-0002-5064-3499
  • Jorge de Assis Costa Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Michelle Alexandra Gomes Alves Universidade do Estado de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-8433-5550
  • Vilmara Lúcia Rodrigues Teixeira Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Educação Básica, Linguagem, Inclusão

Resumo

O presente artigo apresenta o projeto de extensão Vivenciando Linguagens, vinculado ao curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade de Barbacena, desenvolvido na Escola Estadual Dr. Teobaldo Tollendal pelos integrantes do grupo de pesquisa IDEA (Inclusão, Diversidade, Educação e Acessibilidade). O projeto tem como princípio norteador a educação inclusiva como em direito de todos, e a importância de executar atividades pedagógicas diversas, com o intuito de potencializar a educação desenvolvida pelo corpo educador da escola. O foco do trabalho desenvolvido são atividades diferenciadas de promoção e incentivo à diversas ações, com fundamento na acessibilidade e construção de conhecimentos, através de linguagens diversas. As considerações finais sobre o trabalho realizado ressaltam a importância da reflexão sobre as práticas pedagógicas para o atendimento dos direitos educacionais de todos os alunos. O projeto permite ao estudante de Pedagogia a vivência da experiência prática, a oportunidade de compartilhar com outros, os conhecimentos adquiridos durante as atividades e o seu consequente enriquecimento individual, além da percepção do alcance de sua atuação como profissional mediador no processo ensino aprendizagem ensino aprendizagem.

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Biografia do Autor

Cristina Hill Fávero, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Mestrado em Sistema de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (2014), Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996), Graduanda em Letras Libras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2016), MBA em Organizações e Estratégias pela Universidade Federal Fluminense (2014), Especialização em Psicopedagogia Clínico-Institucional pela Faculdades Integradas Simonsen do Rio de Janeiro (2000), Pós-Graduação em Educação Especial pela UNIRIO (2010). No mestrado aprofundou estudos em inclusão, focando estudos na questão da construção de acessibilidades como quesito imprescindível para a construção de educação eficiente, eficaz e de qualidade. Atuou como Professora da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora, no A.E.E - Atendimento Educacional Especializado. Atualmente atuando na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - unidade Barbacena como Coordenadora do Curso de Pedagogia, Coordenadora do Grupo de pesquisa, Extensão e Estudos IDEA - Inclusão, Diversidade, Educação e Acessibilidade e Professora nas disciplinas de Educação Inclusiva, Estágio Supervisionado, AEE - Políticas e Práticas e Libras.

Jorge de Assis Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutor em Ciências da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa-UFV (2016) e Mestre (2009). Especialista em Saúde Pública pela EVATA (2009) e Fisiologia do Exercício (2010). Educador Físico (2005) e Nutricionista (2009) pela Faculdade de Minas-FAMINAS. Foi Coordenador e Professor da EVATA-Ubá (2008-2009). Graduando em Pedagogia (2019-2021). Coordenador e Professor do curso de Nutrição-FAMINAS/Muriaé (2010-2011). Professor do Curso de Educação Física da Faculdade de Viçosa - FDV (2013-2014). Professor do curso de Educação Física do da Faculdade Governador Ozanam Coelho - FAGOC/Ubá-MG (2016-2017). Professor do curso de Medicina do Centro Universitário UniFAGOC/Ubá-MG (2016) Professor e Coordenador de Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) campus Barbacena (2017). Pesquisador responsável pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação e Saúde da UEMG/Barbacena (CNPQ).

Michelle Alexandra Gomes Alves, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em psicologia. Atualmente é professora orientadora da UFMG e professora da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, saúde, violência, tentativa de suicídio, adolescente, criança, prevenção e saúde mental.

Vilmara Lúcia Rodrigues Teixeira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em História pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2003), especialização em Gestão, Supervisão e Orientação (2017) e mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professora de educação básica - Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais e professora de ensino superior da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea e em Educação com ênfase em Políticas Públicas, Avaliação e Ensino de História.

Referências

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Publicado

2020-10-21

Como Citar

FÁVERO, C. H.; COSTA, J. DE A.; GOMES ALVES, M. A.; RODRIGUES TEIXEIRA, V. L. Vivenciando Linguagens. Sede de Ler, v. 7, n. 1, p. 60-66, 21 out. 2020.