Por uma reanálise do lugar da gramática normativa e teórica em uma abordagem linguística centrada no eixo uso-reflexão-uso

Autores

  • Ivo da Costa do Rosário Universidade Federal Fluminense
  • Monclar Guimarães Lopes Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Gramática normativa e teórica. Metodologia. Ensino.

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre o papel do ensino de gramática normativa e teórica na educação básica. Embora concordemos com a pertinência de uma proposta de ensino de gramática pautada em textos, no eixo uso-reflexão-uso, cujo foco é o desenvolvimento da competência comunicativa a partir das práticas de letramento, entendemos que também é necessário um tratamento sistemático e não fragmentado da gramática normativa e teórica em sala de aula. Progressivamente, temos observado que parte dos conteúdos e conceitos gramaticais, frutos de uma tradição secular e requeridos em situações da vida social ligadas a empregabilidade, tem sido obliterada tanto nos programas curriculares, conforme demonstramos a partir da análise do Currículo Mínimo de Língua Portuguesa do Ensino Médio elaborado pela Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro, quanto nos livros didáticos. Paralelamente, consideramos que muitos dos conteúdos abordados são tratados superficialmente, sem que se explorem devidamente as categorias linguísticas nem se consolidem adequadamente os conceitos por meio de atividades de fixação, necessárias à retenção dos conteúdos na memória de longo prazo. Como proposta, indicamos um trabalho organizado por meio de sequências didáticas (ROSÁRIO, 2020) bem fundamentadas, em que inovação – no que diz respeito ao estudo gramatical no eixo uso-reflexão-uso – e tradição – no que tange ao domínio sistemático e não fragmentado de uma gramática normativa e teórica – caminhem lado a lado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivo da Costa do Rosário, Universidade Federal Fluminense

É graduado em Letras (Português, Inglês e respectivas literaturas) pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ) e graduado em Pedagogia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem especialização em Docência do Ensino Fundamental e Médio (FEITA-Itaboraí), especialização em Língua Portuguesa (FFP-UERJ) e especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (LANTE-UFF). É mestre em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor associado de língua portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF, atuando como vice-coordenador (2018-2022), docente e orientador no mestrado e doutorado. É lider do CCO (Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações) e membro do grupo D & G (Grupo de Estudos Discurso e Gramática), ambos na UFF. É avaliador do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), ligado ao INEP. Foi coordenador do GT Descrição do Português, da ANPOLL (Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Letras e Literatura), no biênio 2019-2021. É Jovem Cientista do Nosso Estado, pela FAPERJ - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (vigência 2019-2021). É membro da comissão científica da área de Linguística e Cognição da ABRALIN - Associação Brasileira de Linguística. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 2. Atua principalmente nas seguintes áreas: funcionalismo, construcionalização, mudanças construcionais, morfossintaxe, conexão de cláusulas e conectivos.

Monclar Guimarães Lopes, Universidade Federal Fluminense

É professor adjunto do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem na Universidade Federal Fluminense. É coordenador da disciplina "Introdução à Semântica" do Curso de Letras da Fundação Cecierj. É doutor em estudos linguísticos e mestre em língua portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. É especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e graduado em Letras-Inglês pela Ferlagos. É vice-líder do Grupo de Estudos D&G-UFF e membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações (ambos sediados pela UFF), além de membro do Grupo de Trabalho Descrição do Português da ANPOLL. É autor de artigos publicados em revistas especializadas e em anais de congressos e de materiais para EAD. Tem experiência na área de Letras, atuando nos seguintes temas: Linguística Funcional Centrada no Uso, Referenciação e Ensino de Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

DA COSTA DO ROSÁRIO, I.; GUIMARÃES LOPES, M. Por uma reanálise do lugar da gramática normativa e teórica em uma abordagem linguística centrada no eixo uso-reflexão-uso. Sede de Ler, v. 9, n. 1, p. 28-39, 9 nov. 2021.