LEITURA LITERÁRIA COM CRIANÇAS DE UMA CRECHE MUNICIPAL:
UMA VIVÊNCIA E MUITAS POSSIBILIDADES
Palavras-chave:
educação infantil; literatura e leitura literária.Resumo
Este relato tem como objetivo evidenciar um evento de interação verbal em torno da leitura literária junto ao grupamento de Educação Infantil da rede pública do Rio de Janeiro. O trabalho tem como base teórica a perspectiva discursiva backtiniana e Vigostkiana. A condução metodológica pautada na ação-reflexão que norteia o fazer do professor pesquisador se deu na prática da observação participante, escuta e análise dos sentidos atribuídos pelas crianças ao que foi proposto. O resultado foi significativo em decorrência da mediação e da quantidade de interlocuções que ocorreram em torno da proposta dialógica.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Interação verbal. In: Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo, Hucitec, 2004. Disponível em <https://hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/Bakhtin-Marxismo_filosofia_linguagem.pdf> Acesso em 15/ 09/ 2021.
BELLINGHAUSEN, Ingrid Biesemeyer. Cachinhos dourados e os três ursos. DCL, 2006.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Brasília: CNE/CEB, 2009.
CORSINO, patricia; MATOS, Maria Nazreth Salutto de. As crianças e os livros na creche. In.: CORSINO, Patricia (org). Travessias da literatura na escola. 1 ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
MATTOS, Maria Nazareth de Souza Salutto de. Leitura literária na creche: o livro entre texto, imagens, olhares, corpo e voz. Rio de Janeiro: 2013. Disponível em: <http://www.educacao.ufrj.br/dissernazareth.pdf>. Acesso em 15/09/32021.
MATTOS, Maria Nazareth de Souza Salutto de. Leitura literária na creche: o livro entre texto, imagens, olhares, corpo e voz. Rio de Janeiro: 2013. [Dissertação] Disponível em: https://fdocumentos.tips/document/leitura-literaria-na-creche-o-livro-entre-texto-imagens-olhares-. Acesso em: 15 ago. 2021.
VIGOTSKI, Lev. Semenovich.; COLE, Michael. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
REDIN, Euclides. Uma cidade que acolha as crianças: políticas públicas na perspectiva da infância. In: REDIN, Euclides; MULLER, Fernanda; REDIN, Marita Martins (Orgs.). Infâncias: cidades e escolas amigas das crianças. Porto Alegre: Mediação, 2007.
SCARPA, Ester Miriam. O jogo, a construção e o erro: considerações sobre o desenvolvimento da linguagem na criança pré-escolar. São Paulo: FDE, 1992. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_10_p054-064_c.pdf.> Acesso em: 091/08/ 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Sede de Ler
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar seu material na revista Sede de Ler, o/a autor/a demonstra que está de acordo com os termos a seguir:
a) Seus direitos autorais serão mantidos, mas o direito à primeira publicação do material é concedido à revista. Concomitantemente, o material será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) – assim, o/a autor/a estará autorizado/a a compartilhar o material, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação na revista Sede de Ler.
b) O/a autor/a está autorizado/a a divulgar esta versão do material em outros âmbitos, em contratos para publicação em livros ou repositórios, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação pela revista Sede de Ler.
c) Antes ou durante o processo editorial, após aprovação do material pela revista Sede de Ler, o/a autor/a tem autorização e incentivo para divulgar e publicar seu material online, como em páginas pessoais, redes sociais ou repositórios institucionais, uma vez que, dessa forma, é possível criar oportunidades de citação e aumento do impacto da publicação (ver O Efeito do Acesso Livre).