LEITURA LITERÁRIA COM CRIANÇAS DE UMA CRECHE MUNICIPAL:

UMA VIVÊNCIA E MUITAS POSSIBILIDADES

Autores

  • GUSTAVO OLIVEIRA DE CASTRO SECRETARIA MUNICPAL DE EDUCAÇÃO (SME) DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO (PCRJ)

Palavras-chave:

educação infantil; literatura e leitura literária.

Resumo

Este relato tem como objetivo evidenciar um evento de interação verbal em torno da leitura literária junto ao grupamento de Educação Infantil da rede pública do Rio de Janeiro. O trabalho tem como base teórica a perspectiva discursiva backtiniana e Vigostkiana. A condução metodológica pautada na ação-reflexão que norteia o fazer do professor pesquisador se deu na prática da observação participante, escuta e análise dos sentidos atribuídos pelas crianças ao que foi proposto. O resultado foi significativo em decorrência da mediação e da quantidade de interlocuções que ocorreram em torno da proposta dialógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Interação verbal. In: Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo, Hucitec, 2004. Disponível em <https://hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/Bakhtin-Marxismo_filosofia_linguagem.pdf> Acesso em 15/ 09/ 2021.

BELLINGHAUSEN, Ingrid Biesemeyer. Cachinhos dourados e os três ursos. DCL, 2006.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Brasília: CNE/CEB, 2009.

CORSINO, patricia; MATOS, Maria Nazreth Salutto de. As crianças e os livros na creche. In.: CORSINO, Patricia (org). Travessias da literatura na escola. 1 ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

MATTOS, Maria Nazareth de Souza Salutto de. Leitura literária na creche: o livro entre texto, imagens, olhares, corpo e voz. Rio de Janeiro: 2013. Disponível em: <http://www.educacao.ufrj.br/dissernazareth.pdf>. Acesso em 15/09/32021.

MATTOS, Maria Nazareth de Souza Salutto de. Leitura literária na creche: o livro entre texto, imagens, olhares, corpo e voz. Rio de Janeiro: 2013. [Dissertação] Disponível em: https://fdocumentos.tips/document/leitura-literaria-na-creche-o-livro-entre-texto-imagens-olhares-. Acesso em: 15 ago. 2021.

VIGOTSKI, Lev. Semenovich.; COLE, Michael. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

REDIN, Euclides. Uma cidade que acolha as crianças: políticas públicas na perspectiva da infância. In: REDIN, Euclides; MULLER, Fernanda; REDIN, Marita Martins (Orgs.). Infâncias: cidades e escolas amigas das crianças. Porto Alegre: Mediação, 2007.

SCARPA, Ester Miriam. O jogo, a construção e o erro: considerações sobre o desenvolvimento da linguagem na criança pré-escolar. São Paulo: FDE, 1992. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_10_p054-064_c.pdf.> Acesso em: 091/08/ 2021.

Downloads

Publicado

2022-05-09

Como Citar

OLIVEIRA DE CASTRO, G. LEITURA LITERÁRIA COM CRIANÇAS DE UMA CRECHE MUNICIPAL:: UMA VIVÊNCIA E MUITAS POSSIBILIDADES. Sede de Ler, v. 10, n. 1, p. 104-114, 9 maio 2022.