ERA UMA VEZ

O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE AUTORIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Carolina Silva Gomes de Sousa UFF

Palavras-chave:

Educação Infantil, Práticas de Leitura, Letramento

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o lugar que ocupa o letramento na Educação Infantil e como a Literatura, os livros literários e seus elementos podem fazer parte da vida cotidiana das crianças de forma significativa. O relato apresentado narra uma experiência surgida de forma espontânea em uma turma de crianças de cinco anos de uma escola pública federal situada no município do Rio de Janeiro. As crianças da turma em questão tinham uma relação muito próxima com livros literários, de forma que eles não eram impostos como tarefas a serem cumpridas, nem tampouco “ensinadores” de conteúdos escolares ou morais. Com autonomia para manusear livros na escola e levar para casa, ouvir histórias não era apenas um momento a mais a ser cumprido e o objeto livro tinha significado real para elas. O relato traz a reflexão sobre um acontecimendo no qual elas se afirmam com sua autoria e uso social da língua, dialogando com autoras como Carvalho, Corsino, Lajolo e Reyes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARVALHO, Lara Carolina; BAROUKH, Josca Ailine. Ler antes de saber ler: Oito mitos escolares sobre a leitura literária. 1. ed. São Paulo: Panda Books, 2018.

CORSINO, Patricia. Literatura na pré-escola: Entre propósitos e despropósitos. In: CORSINO, Patricia. Travessias da Literatura na escola. 1. ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2014. p. 123-136.

LAJOLO, Marisa. A literatura no reino da linguagem. In: REYES, Yolanda. Ler e brincar, tecer e cantar: Literatura, escrita e educação. São Paulo: Pulo do Gato, 2012. p. 6-13.,

REYES, Yolanda. O lugar da literatura na educação. In: REYES, Yolanda. Ler e brincar, tecer e cantar: Literatura, escrita e educação. São Paulo: Pulo do Gato, 2012. p. 16-29.

Downloads

Publicado

2022-05-09

Como Citar

SILVA GOMES DE SOUSA, C. ERA UMA VEZ: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE AUTORIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Sede de Ler, v. 10, n. 1, p. 95-103, 9 maio 2022.