ERA UMA VEZ
O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE AUTORIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Educação Infantil, Práticas de Leitura, LetramentoResumo
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o lugar que ocupa o letramento na Educação Infantil e como a Literatura, os livros literários e seus elementos podem fazer parte da vida cotidiana das crianças de forma significativa. O relato apresentado narra uma experiência surgida de forma espontânea em uma turma de crianças de cinco anos de uma escola pública federal situada no município do Rio de Janeiro. As crianças da turma em questão tinham uma relação muito próxima com livros literários, de forma que eles não eram impostos como tarefas a serem cumpridas, nem tampouco “ensinadores” de conteúdos escolares ou morais. Com autonomia para manusear livros na escola e levar para casa, ouvir histórias não era apenas um momento a mais a ser cumprido e o objeto livro tinha significado real para elas. O relato traz a reflexão sobre um acontecimendo no qual elas se afirmam com sua autoria e uso social da língua, dialogando com autoras como Carvalho, Corsino, Lajolo e Reyes.
Downloads
Referências
CARVALHO, Lara Carolina; BAROUKH, Josca Ailine. Ler antes de saber ler: Oito mitos escolares sobre a leitura literária. 1. ed. São Paulo: Panda Books, 2018.
CORSINO, Patricia. Literatura na pré-escola: Entre propósitos e despropósitos. In: CORSINO, Patricia. Travessias da Literatura na escola. 1. ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2014. p. 123-136.
LAJOLO, Marisa. A literatura no reino da linguagem. In: REYES, Yolanda. Ler e brincar, tecer e cantar: Literatura, escrita e educação. São Paulo: Pulo do Gato, 2012. p. 6-13.,
REYES, Yolanda. O lugar da literatura na educação. In: REYES, Yolanda. Ler e brincar, tecer e cantar: Literatura, escrita e educação. São Paulo: Pulo do Gato, 2012. p. 16-29.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Sede de Ler
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar seu material na revista Sede de Ler, o/a autor/a demonstra que está de acordo com os termos a seguir:
a) Seus direitos autorais serão mantidos, mas o direito à primeira publicação do material é concedido à revista. Concomitantemente, o material será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) – assim, o/a autor/a estará autorizado/a a compartilhar o material, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação na revista Sede de Ler.
b) O/a autor/a está autorizado/a a divulgar esta versão do material em outros âmbitos, em contratos para publicação em livros ou repositórios, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação pela revista Sede de Ler.
c) Antes ou durante o processo editorial, após aprovação do material pela revista Sede de Ler, o/a autor/a tem autorização e incentivo para divulgar e publicar seu material online, como em páginas pessoais, redes sociais ou repositórios institucionais, uma vez que, dessa forma, é possível criar oportunidades de citação e aumento do impacto da publicação (ver O Efeito do Acesso Livre).