Processos de reabilitação neuropsicológica via internet

relato de experiência

Autores

  • Elton Hiroshi Matsushima Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Ana Carolina Monnerat Fioravanti Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Gabriella Mulè Gonçalves Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Camila Azevedo da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Raíssa Krystall Werneck de Barros Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Augusto Rodrigues Ribeiro Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29327/2108807.1.2-2

Palavras-chave:

Neuropsicologia, Reabilitação, Terapia online

Resumo

A reabilitação neuropsicológica é um processo ativo de intervenções sobre alterações cognitivas causadas por condições neurológicas, para a máxima adaptação dos processos psicológicos e redução das limitações funcionais. Deve ser focada nas especificidades do paciente, sendo dependente de um planejamento individualizado e contínua avaliação. Devido à pandemia de COVID-19, o SeANp implementou um serviço de intervenção neuropsicológica via internet, focado em minimizar os impactos do isolamento social e recuperar as funções psicológicas. Os casos eram estudados detalhadamente, uma revisão da literatura sobre as intervenções baseadas em evidências sustentava as atividades realizadas com os pacientes, adaptando técnicas diversas. Nossos resultados indicam que a abordagem individualizada e baseada em evidências tem resultados satisfatórios considerando as condições adversas da aplicação via internet e da própria pandemia.

Biografia do Autor

Elton Hiroshi Matsushima, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo, SP, Brasil.

Ana Carolina Monnerat Fioravanti, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Gabriella Mulè Gonçalves, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

Camila Azevedo da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

Raíssa Krystall Werneck de Barros, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

Augusto Rodrigues Ribeiro, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

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Publicado

2022-11-01

Como Citar

MATSUSHIMA, E. H. .; FIORAVANTI, A. C. M. .; GONÇALVES, G. M. .; SILVA, C. A. DA .; BARROS, R. K. W. DE .; RIBEIRO, A. R. . Processos de reabilitação neuropsicológica via internet : relato de experiência. UFF & Sociedade, v. 1, n. 2, p. 17-27, 1 nov. 2022.

Edição

Seção

Relatos de experiência livres