UFF & Sociedade: próximos dossiês temáticos
Volume 5, número 6 (2025): MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE: SOLUÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EXTENSÃO
Coordenadores (Editores convidados): Bárbara Elisabeth Teixeira Costa (UFF) e Flavio Fernando Batista Moutinho (UFF).
Período de submissão de trabalhos: 1º de novembro de 2024 a 20 de março de 2025.
Previsão de fechamento do dossiê (publicação do último original): 30 de junho de 2025.
Tema central na agenda global contemporânea, a sustentabilidade ambiental e climática envolve a integração dos três pilares do desenvolvimento sustentável – social, econômico e ambiental – em ações concretas que busquem preservar os recursos naturais, promover a justiça social e impulsionar o desenvolvimento econômico de forma equilibrada e duradoura. No âmbito das discussões promovidas pelo Grupo de Trabalho de Sustentabilidade Ambiental e Climática do G20, presidido pelo Brasil, identificam-se áreas estratégicas que demandam atenção e ação imediata da comunidade internacional.
Nessa perspectiva, este dossiê pretende reunir contribuições que explorem e problematizem a interface entre a Extensão e a sustentabilidade, abordando soluções inovadoras e desafios enfrentados em tópicos como a promoção da adaptação preventiva e emergencial a eventos climáticos extremos, a conservação dos oceanos, dos solos e da biodiversidade, a gestão de resíduos e a economia circular.
Este dossiê convida, portanto, à submissão de artigos e relatos de experiência que: a) discutam teoricamente as concepções de sustentabilidade presentes na Extensão e o fortalecimento da indissociabilidade entre extensão, pesquisa e ensino; b) reportem experiências extensionistas sustentáveis, destacando os desafios enfrentados e as soluções inovadoras implementadas; e c) proponham novas metodologias e abordagens para o desenvolvimento de ações extensionistas que visem à sustentabilidade ambiental e climática.
Volume 5, número 7 (2025): CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: POTENCIALIDADES E DESAFIOS PARA AFIRMAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO E UMA UNIVERSIDADE SOCIALMENTE POPULAR
Coordenadoras (Editoras convidadas): Ana Lívia Adriano (UFF) e Paula dos Santos Kropf (UFF).
Período de submissão de trabalhos previsto: 1º de abril a 10 de junho de 2025.
Previsão de fechamento do dossiê (publicação do último original): 15 de dezembro de 2025.
A curricularização da extensão, conforme instituída pela Resolução nº 7/2018 do Conselho Nacional de Educação, representa um marco para a educação superior ao incorporar ações extensionistas como parte indispensável do currículo dos cursos de graduação. Esse processo reforça a função social da universidade, articulando ensino, pesquisa e extensão como pilares inseparáveis na formação crítica e socialmente comprometida dos estudantes.
Assim, ao reunir experiências das universidades brasileiras e latino-americanas, este dossiê pretende ampliar o debate sobre o papel de extensão na educação superior, valorizando as práticas que fortalecem o compromisso social da universidade e atraídos para a formação de profissionais críticos e engajados com a transformação social.
Desse modo, este dossiê convida à submissão de artigos e relatos de experiência que: a) explorem os potenciais político-pedagógicos da curricularização na construção de uma universidade popular e engajada; b) relacionem vivências e reflexões sobre a implementação da curricularização em diversos cursos, evidenciando os desafios institucionais e as conquistas pedagógicas nas universidades; e c) analisem estratégias para a efetivação de práticas extensionistas que promovam a inclusão, o diálogo intercultural e a afirmação da universidade como patrimônio social, cultural e científico.
Volume 6, número 8 (2026): EXTENSÃO E LICENCIATURAS: AS MARCAS DEIXADAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Coordenadores (Editores convidados): Gisele Américo Soares (UFF) e Marcelo Garcia Simão (UFF).
Período de submissão de trabalhos previsto: 6 de agosto a 20 de outubro de 2025.
Previsão de fechamento do dossiê (publicação do último original): 30 de junho de 2026.
A integração entre a extensão universitária e a formação de professores tem sido revelada como fundamental para uma educação que responda aos desafios contemporâneos. A extensão é como uma ponte entre o conhecimento teórico e as realidades práticas vivenciadas nas comunidades, promovendo uma formação docente mais holística, interdisciplinar e socialmente engajada. Este dossiê busca reunir contribuições que exploram o papel da extensão universitária na preparação de professores para uma atuação educativa mais ligada à realidade e às necessidades sociais.
Este dossiê visa, assim, contribuir para o debate sobre a extensão do eixo estratégico na formação de professores, promovendo uma educação mais adaptada aos desafios contemporâneos e capaz de transformar a realidade educacional.
Convidamos, portanto, à submissão de artigos e relatos de experiência que abordem: a) as práticas inovadoras e os impactos da extensão na formação docente, especialmente no que tange à inclusão digital e à valorização da diversidade cultural; b) o desenvolvimento de habilidades práticas e sociais nos futuros professores, oriundas de projetos extensionistas que tenham gerado impacto positivo nas comunidades onde atuaram; e c) a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, evidenciando como essa tríade pode fortalecer uma formação docente inovadora e transformadora.
Autores interessados já podem se organizar e preparar seus originais para submissão. OS editores solicitam ainda ampla divulgação a extensionistas potencialmente interessados nos temas dos dossiês.
Equipe Editorial UFF & Sociedade
Coordenação de Divulgação e Difusão / PROEX / UFF
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