Sobre la revista

Última atualização: dezembro/2023

1 IDENTIFICAÇÃO

  • Título: UFF & Sociedade
  • ISSN: 2965-6877
  • Entidade responsável: Coordenação de Divulgação e Difusão (CDDEX) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal Fluminense (UFF).
  • Data de criação: outubro de 2021.
  • Temática da revista: extensão universitária e nas demais instituições de ensino.
  • Periodicidade: publicação contínua. Até o v. 1, n. 3 (2023), semestral.
  • Formato: on-line.

2 INSTRUÇÕES AOS AUTORES

2.1 Foco e Escopo:

Atualmente a revista é publicada em fluxo contínuo e aceita trabalhos originais em português, inglês e espanhol.

Não há limite de autores por original. Contudo, o conceito de autoria deve estar baseado na contribuição substancial de cada uma das pessoas listadas como autores, no que se refere, sobretudo, à concepção, planejamento e execução da ação de extensão, à análise e interpretação dos dados e à redação e revisão crítica do texto. Não se justifica a inclusão de nomes cuja contribuição não se enquadre nesses critérios. Em trabalhos com mais de 5 (cinco) autores, é reservado aos editores o direito de solicitar ao responsável pela submissão informações sobre a contribuição de cada um dos nomes listados como autor do original. 

Autores que tenham publicado na UFF & Sociedade terão de cumprir um interstício de 1 (um) ano para publicar novo texto e de 6 (seis) meses, a partir da data de publicação, para fazer nova submissão.

O prazo para avaliação dos trabalhos recebidos é de, no máximo, seis meses; já o prazo de publicação pode ser de seis meses a um ano. Os trabalhos aprovados são publicados em meio eletrônico.

As informações contidas nos originais, e publicadas nas edições da revista, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, a opinião da PROEX-UFF e do corpo editorial do periódico.

Não há previsão de remuneração de nenhuma natureza aos autores dos textos publicados.

2.2 Políticas de seção:

IMPORTANTE: com exceção dos dossiês temáticos, todas as demais modalidades de trabalhos são recebidas para avaliação em fluxo contínuo.

  • Dossiê temático – a partir do v. 4 n. 4 (2024), a UFF & Sociedade passou a trabalhar com dossiês temáticos em suas edições. Nesses casos, são realizadas chamadas públicas para a submissão de artigos e relatos de experiência originais visando compor os dossiês – com prazos específicos de envio. As ementas de dossiês são propostas por membros da equipe editorial da revista ou por editores convidados, internos ou externos à UFF.
  • Artigo – texto original que apresenta uma análise suficientemente aprofundada da questão que se propõe a discutir, centrando a problemática na temática da extensão. Deve apresentar elementos empíricos ou argumentações suficientemente desenvolvidas que fundamentem as conclusões bem como apresentar resultados, formulações ou conclusões que apontem avanços para a temática proposta.
  • Relato de experiência – texto que descreve uma experiência profissional ou formativa, centrada na temática da extensão, exitosa ou não, visando contribuir relevantemente para a área de atuação do(s) autor(es). Deve conter motivações e/ou metodologia para as ações tomadas na situação e uma reflexão crítica sobre ela. O relato é produzido de modo contextualizado, com objetividade e fundamentação teórica consistente.

2.3 Condições para submissão:

O trabalho deve ser submetido na página da revista UFF & Sociedade, seguindo as orientações da plataforma OJS, sem identificação do(s) autor(es), ou outros dados que possam identificar o(s) autor(es) ao longo do texto. 

O trabalho deve ser apresentado no template (formato .doc) da revista, seguindo rigorosamente as instruções contidas no arquivo.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores:

  • A contribuição é inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. 
  • O arquivo da submissão está no template da revista.
  • URLs para as referências foram informadas, quando possível.
  • O texto está de acordo com as normas de publicação revista, informadas no template.
  • Os autores estão de acordo com a transferência para a UFF & Sociedade dos direitos sobre o texto submetido, quando da sua aceitação para publicação.
  • Todos os autores estão cadastrados na revista com informações pessoais, profissionais e acadêmicas.

2.4 Avaliação:

Os trabalhos são avaliados quanto ao seu mérito e à sua forma. Passam inicialmente pelos editores-chefes e/ou os editores associados da revista, que analisam sua pertinência com a temática do periódico, se estão enquadrados em uma das modalidades de publicação e se são considerados adequados e de prioridade científica suficiente para publicação.

Se aprovados nesta fase, os trabalhos são encaminhados a dois pareceristas, em versão duplo-cega. Os pareceristas podem aceitar plenamente o trabalho, aceitar solicitando reformulações ou recusá-lo. Qualquer uma das hipóteses é justificada por um parecer descritivo.

Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, ocorre a devolução ao autor. Quando os dois pareceristas o aceitam, ele passa para a fase seguinte. Quando um parecerista aceita o trabalho e o outro recusa, ocorre o envio a um terceiro parecerista, para decisão final.

Em caso de reformulação, o trabalho é devolvido ao autor, solicitando-se que considere os pareceres e reformule o texto. Por fim, será reavaliado pela equipe editorial e, se aprovado, passará para a fase de revisão e diagramação.

Serão devolvidos aos autores os trabalhos que:

  • contenham excessivos erros de redação, bem como de estruturação do texto, a ponto de dificultar a compreensão do original, parcial ou integralmente;
  • sejam meramente descritivos e não apresentem uma análise da problemática abordada;
  • não possuam a forma de artigo científico/relato de experiência usualmente praticada nos periódicos científicos brasileiros;
  • não cumpram as normas da revista UFF & Sociedade para submissão dos originais (formatação, citações, referências etc.);
  • não apresentem elementos empíricos ou argumentações suficientemente desenvolvidas que fundamentem as conclusões;
  • configurem-se notadamente como simples recorte de uma dissertação ou tese, sem a devida adaptação e o devido desdobramento da análise;
  • apresentem-se sob a forma de projeto ou relatório de extensão;
  • não se enquadrem na temática da revista UFF & Sociedade.

A decisão final sobre a publicação de um original é da equipe editorial da revista, observando:

  • a qualidade científica atestada pelos avaliadores do manuscrito;
  • a contribuição à temática da extensão; a originalidade do tema e/ou do tratamento dispensado ao tema; a consistência argumentativa e o rigor da abordagem teórico-metodológica adotada; e
  • o cumprimento das normas editoriais aqui estabelecidas.

2.5 Considerações éticas e política antiplágio:

  • Este periódico segue as normas éticas preconizadas pelo COPE (Comitê de Ética em Publicações, em português), inclusive no que diz respeito a conflitos de interesse.
  • Trabalhos resultantes de pesquisas envolvendo seres humanos, ou dados de seres humanos, deverão estar de acordo com as determinações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Se for o caso, autores deverão inserir o número do protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) no original. Caso julgue necessário, os editores da UFF & Sociedade poderão solicitar aos autores a cópia da aprovação da pesquisa por um CEP.
  • A equipe editorial da UFF & Sociedade repudia as práticas de plágio e autoplágio, cabendo aos autores garantirem a originalidade de seus trabalhos e, obrigatoriamente, citar as fontes consultadas em sua construção. Casos suspeitos poderão ser submetidos a verificação por softwares detectores  de plágio e, em caso de plágio comprovado, os manuscritos serão devolvidos aos autores.

3 SOBRE O PERIÓDICO

Missão: publicar trabalhos inéditos, de autores brasileiros e estrangeiros, que contribuam para a difusão e divulgação da Extensão, promovendo um espaço para o debate e estimulando a reflexão acerca das ações extensionistas desenvolvidas pelas instituições públicas de nível superior e sua repercussão na sociedade.

Indexação:

Acesso aberto: esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo. Recomenda-se aos autores a disponibilização em repositórios de acesso aberto dos dados utilizados nos trabalhos publicados na UFF & Sociedade. Os usuários da revista podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar e vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

Modelo de financiamento: a PROEX-UFF é a entidade que garante  as condições para o funcionamento da revista, incluindo recursos materiais e humanos.

Pagamento de taxas: não há cobrança de taxas de qualquer espécie, seja para submissão ou para avaliação de originais a serem publicados pela UFF & Sociedade. 

Classificação Qualis da CAPES: os dados da última avaliação disponíveis na Plataforma Sucupira referem-se ao quadriênio de 2017 a 2020, ou seja, são anteriores à criação da revista.

Histórico: a revista UFF & Sociedade, criada em 2021 pela Pró-Reitoria de Extensão, destaca-se como mais um dos veículos de difusão e divulgação da prática extensionista empreendidos pela Universidade Federal Fluminense. Comprometido com a interdisciplinaridade, o jovem periódico visa fomentar o diálogo acadêmico, sempre pautado na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Assim, a UFF & Sociedade tem buscado consolidar seu compromisso permanente com a divulgação científica e extensionista, ao mesmo tempo em que se firma no cenário dos periódicos científicos relacionados à temática em questão e atualmente publicados no país.