Utilizando música em oficinas de Educação Sexual

identificação de violências e dispositivos de proteção

Autores/as

  • Giselle Corrêa da Silva Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém, PA, Brasil
  • Ana Lídia Lima da Silva Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém, PA, Brasil
  • Maria Lúcia Chaves Lima Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém, PA, Brasil

Palabras clave:

Oficinas, Música, Educação sexual, Adolescentes, Violência

Resumen

A sexualidade é tema de destaque na adolescência, período de mudanças emocionais, físicas, cognitivas e sexuais. No entanto, a Educação Sexual geralmente se restringe aos aspectos reprodutivos, ignorando outros importantes aspectos, como a prevenção de violências. Nesse contexto, o presente estudo é um relato de experiência de cinco oficinas oferecidas a turmas do sétimo ao nono ano de uma escola pública de Ensino Fundamental da cidade de Belém (PA), durante o primeiro semestre de 2024. O objetivo das oficinas foi discutir sexualidade e facilitar a identificação de violência nas relações afetivas por meio da análise de letras de músicas. As oficinas tiveram duração média de 50 minutos e contaram com a participação de 61 estudantes. Após a reprodução das músicas, foram realizadas algumas perguntas para orientar a discussão feita em pequenos grupos. Os registros das atividades e das interações no grupo foram feitos em diários de campo. As músicas se mostraram um instrumento efetivo na construção de vínculo, facilitando o engajamento dos estudantes no compartilhamento de experiências entre pares. Por meio das oficinas se percebeu o desconhecimento de como proceder, adequadamente, em situações de violência. As oficinas resultaram ainda em acolhimento de vítimas de violência. Conclui-se que oficinas de Educação Sexual com o uso de músicas presentes no contexto cultural dos estudantes podem gerar vínculo entre os participantes e facilitar o manejo dos temas sexualidade e violência.

Biografía del autor/a

Giselle Corrêa da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém, PA, Brasil

Graduanda em Psicologia pela UFPA.

Ana Lídia Lima da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém, PA, Brasil

Graduanda em Psicologia pela UFPA.

Maria Lúcia Chaves Lima, Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém, PA, Brasil

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) – São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2024-11-27

Cómo citar

SILVA, G. C. DA; SILVA, A. L. L. DA; LIMA, M. L. C. Utilizando música em oficinas de Educação Sexual: identificação de violências e dispositivos de proteção. UFF & Sociedade, v. 4, n. 5, p. 1-14 e040510, 27 nov. 2024.