A CULTURA OCEÂNICA COMO UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MARINHA E COSTEIRA NA REGIÃO DE ITAIPU, NITERÓI/RJ
DOI:
https://doi.org/10.47977/2318-2148.2025.v13n18p91Parole chiave:
Oceano, Interpretação Ambiental, Unidades de Conservação, Cultura Oceânica, Trilha Interpretativa.Abstract
O oceano, apesar de sua grandeza, encontra-se ameaçado e necessita de ações voltadas à sua valorização e conservação. Nesse cenário, o movimento internacional Ocean Literacy, traduzido no Brasil como Cultura Oceânica, busca evidenciar a relação de interdependência entre oceano e humanidade, incentivando práticas educativas que promovam novas atitudes. Este estudo teve como objetivo difundir a Cultura Oceânica por meio da educação ambiental marinha e costeira na região oceânica de Itaipu (Niterói/RJ), destacando o papel das Unidades de Conservação (UCs) como espaços de aprendizagem. Para isso, foi desenvolvida uma Trilha Interpretativa (TI) voltada a uma escola pública, utilizando a metodologia de pesquisa qualitativa com base na interpretação ambiental. A pesquisa ocorreu entre março de 2019 e junho de 2021 e, durante a pandemia de Covid-19, a TI presencial foi adaptada para o formato virtual. O percurso contemplou seis ecossistemas marinhos e costeiros protegidos por UCs, registrados em fotos e vídeos e relacionados aos sete princípios da Cultura Oceânica. Os resultados mostraram que a TI virtual possibilitou a popularização da Cultura Oceânica entre estudantes e educadores, reforçando as UCs como instrumentos estratégicos para aproximar sociedade e oceano.
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