The Book of Why: The new science of cause and effect

CRÍTICA: Há ciência sem por quê?

Autores

Palavras-chave:

Metodologia da Pesquisa, Métodos, Inferência causal, Metodologia Científica, Estatística

Resumo

Na esteira de best-sellers que buscam aproximar o grande público de temas técnicos e áridos, como metodologia científica, lógica matemática e estatística inferencial, “The Book of Why” (Pearl e Mackenzie, 2018) traz uma nova lufada de ar para uma tendência que começou há mais de uma década com o arrasa-quarteirão “Freakonomics- o lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta” (Dubner e Levitt, 2005). Trata-se do exercício de elucidar o método científico de maneira simples, com exemplos criativos e voltados para uma audiência prioritariamente não-especializada. Tais obras têm se mostrado ferramentas úteis para cientistas sociais que visam angariar conhecimento metodológico e estatístico sem perder a fruição de uma boa leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Henrique Oliveira de Souza Gomes, UFPE

Mestre, graduado e doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista de doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Professor da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL).

Referências

REFERÊNCIAS

DUBNER Stephen J. e LEVITT, Steven D. Freakonomics: o lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

FIGUEIREDO FILHO, Dalson Britto. Métodos quantitativos em Ciência Política. Curitiba: Intersaberes, 2019.

HARARI, Yuval Noah. Sapiens: uma breve história da humanidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

KAHNEMAN, Daniel. Rapido e devagar: duas formas de pensar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

KELLSTED, Paul M. e WHITTEN, Guy D. Fundamentos da pesquisa em Ciência Política. São Paulo: Blucher, 2015.

MLODINOW, Leonard. O andar do bêbado: como o acaso determina nossas vidas. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

Downloads

Publicado

2023-11-10

Como Citar

Duarte Lima de Barros, A. T., & Oliveira de Souza Gomes, J. H. (2023). The Book of Why: The new science of cause and effect: CRÍTICA: Há ciência sem por quê?. ZIZ - Revista Discente De Ciência Política, 2(1), e003. Recuperado de https://periodicos.uff.br/ziz/article/view/54572