A “Profissional” que Propõe Mas Não Vence

Uma Análise da Campanha Eleitoral no HGPE de Adriana Accorsi (PT) à Prefeitura de Goiânia

Autores

  • Josemari Poerschke de Quevedo Universidade Federal do Paraná (UFPR) https://orcid.org/0000-0001-5508-6989
  • Ellen Joay Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.22409/px58a923

Palavras-chave:

campanhas eleitorais, mulheres, comunicação, HGPE

Resumo

O artigo analisa a campanha da única candidata mulher a prefeita de Goiânia (GO) nas eleições de 2024, Adriana Accorsi (PT), desenvolvida no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE). Adriana era uma das favoritas a ganhar a eleição em uma cidade que é capital do agronegócio e conservadora. Ela assumiu uma postura profissional e “ignorou” ataques de seus adversários, sendo uma das candidatas mais potentes do PT no cenário eleitoral municipal brasileiro, mas acabou ficando em terceiro lugar após sucessivos empates técnicos. Dessa forma, interessa saber sobre as estratégias de campanha utilizadas. A partir da metodologia de classificação temática de HGPEs, proposta por Panke e Cervi (2011), e a tipologia de campanhas eleitorais de mulheres, de Panke (2016), em um primeiro momento, o objetivo do artigo foi compreender quais temáticas foram preponderantes no HGPE da candidata, considerando a disputa acirrada com dois candidatos de direita e o contexto das campanhas eleitorais de mulheres. Em um segundo momento, avaliamos qual estereótipo feminino mais se aproximou da campanha e compreendemos quais temáticas são relevantes na composição desta tipologia. Como principais resultados, tem-se que a campanha de Adriana foi intensamente propositiva, com variedade temática, tendo como destaque, além de Candidata e Desqualificação, Saúde, Educação, entre outras. Nota-se que quando trabalhou com Desqualificação, Adriana mirou no alvo errado, um político fora do páreo da corrida eleitoral e não em seus verdadeiros oponentes. Por fim, a tipologia de campanhas de mulheres mais utilizada em tela foi a “Profissional”, usada estrategicamente na construção de uma campanha propositiva, linear e que levou em consideração as necessidades da população.

 

 

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Biografia do Autor

  • Josemari Poerschke de Quevedo, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

  • Ellen Joay, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

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Publicado

2025-11-24

Como Citar

A “Profissional” que Propõe Mas Não Vence: Uma Análise da Campanha Eleitoral no HGPE de Adriana Accorsi (PT) à Prefeitura de Goiânia. (2025). ZIZ - Revista Discente De Ciência Política, 4(2), e-009. https://doi.org/10.22409/px58a923