Uma narratividade em mutação: recepção e produção de Causa Amante, de Maria Gabriela Llansol

Autores

  • Maria Lúcia Wiltshire de Oliveira Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i28.33092

Palavras-chave:

Recepção. Produção. Textuali¬dade llansoliana

Resumo

Causa Amante (1984) permite observar a dimen­são mutante da textualidade llansoliana, nascida em cadernos manuscritos, consolidada em dossiês datiloscritos e editada a duras penas em livros. Após o levantamento da recepção crítica às duas edições do texto, examinamos os bastidores da sua produção, considerando alguns tópicos de reflexão recorrentes nesta escrita: pesquisa do material romanesco, uso da metalinguagem, criação das figuras, dificuldades de edição dos livros. Afastada do padrão narrativo tradicional, a obra se compõe e se recompõe constantemente em processo que serve de paradigma à textualidade assinada por Maria Gabriela Llansol.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lúcia Wiltshire de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, subárea de Literatura Portuguesa. Mestre (UFF-1991), doutora (USP-1997) e pós-doutora (UNICAMP - 2001), com Estágio Sênior junto à Universidade Nova de Lisboa (2009-10). Tem trabalhos publicados sobre narrativa portuguesa contemporânea em revistas especializadas e anais de congressos. Publicou De Camões a Saramago: leituras da pátria portuguesa (Booklink, 2004) e tem no prelo (EDUFF) Revirando casa e mundo: representações literárias do herói e da família no romance português contemporâneo. Desenvolve no momento pesquisas sobre a escrita e o sujeito na ficção contemporânea, com destaque para a obra de Maria Gabriela Llansol.

Downloads

Publicado

2010-06-30

Como Citar

Oliveira, M. L. W. de. (2010). Uma narratividade em mutação: recepção e produção de Causa Amante, de Maria Gabriela Llansol. Gragoatá, 15(28). https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i28.33092

Edição

Seção

Artigos de Literatura