Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista PragMATIZES - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Seções e Características

Serão aceitos trabalhos para as seguintes seções:

  1. Originais - contribuições de caráter descritivo e interpretativo, baseadas na literatura recente, bem como artigos sobre temas atuais ou emergentes e comunicações breves sobre temas relevantes e inéditos desenvolvidos em nível de Graduação, e Pós-graduação Lato e Stricto Sensu (máximo 8000 palavras – equivalentes, a apresentação proposta a aproximadamente 30 páginas)

  2. Resenhas – resenha crítica de livros acadêmicos científicos, publicados nos últimos três anos (máximo de 1200 palavras) 

    [O limite de palavras inclui texto e referências bibliográficas (folha de rosto, resumos e ilustrações são consideradas à parte).]

Avaliação dos Manuscritos

Todos os artigos publicados são revisados por pareceristas resguardado o anonimato dos autores para uma avaliação mais acurada.

Na seleção de artigos para publicação, avaliam-se a originalidade, a relevância do tema e a qualidade da metodologia científica utilizada, além da adequação às normas editoriais adotadas pelo periódico.

No caso de trabalho submetido ser aceito para publicação, o autor terá um curto período para acatar as possíveis sugestões propostas pelos pareceristas (no formulário preenchido pelos pareceristas) e realizar eventuais correções.


Ineditismo do Material e Responsabilidades

Todo material a ser submetido à Revista PragMATIZES deverá ser inédito, ou seja, não deve ter sido publicado anteriormente nem submetido para publicação em outros locais.

Para serem publicados em outros locais, ainda que parcialmente, necessitam aprovação por escrito do(a) Editor(a). Os conceitos e declarações contidos nos trabalhos são de total responsabilidade dos autores.


Direitos Autorais

Ao encaminhar um original à Revista PragMATIZES, os autores concordam que - em sendo aprovado para publicação - os direitos autorais do artigo, incluindo os de reprodução em todas as mídias e formatos, são concedidos exclusivamente para a Revista.

Apresentação

Idioma: serão aceitas contribuições em português, espanhol ou inglês.

Geral: o original deve ser apresentado em espaço duplo e submetido eletronicamente, fonte Arial tamanho 12, com margens superiores de 3,0 cm e as demais em 2,5 cm. Deve ser enviado com uma página de rosto, onde constará título completo (em português, espanhol e inglês – apresentando-se primeiramente na língua original do artigo), nome(s) do(s) autor(es), titulação do(s) mesmo(s) e da(s) respectiva(s) instituição(ões) por extenso, com endereço completo apenas do autor responsável pela correspondência.

Ilustrações: as figuras deverão ser enviadas em alta qualidade. Aceita-se figuras coloridas mas salienta-se que em sendo publicada a revista em papel as mesmas serão convertidas para escala de cinza. Desta forma não serão aceitas referências às figuras por suas cores.

Gráficos e tabelas: é necessário o envio dos gráficos/tabelas também em alta qualidade. Solicita-se atenção para a questão de cores colocadas acima.

ATENÇÃO: somente pode-se publicar um gráfico/tabela se for do autor ou se houver a referência da fonte do qual foi retirado(a). No caso das ilustrações só pode-se publicar aquelas que tem autorização por escrito do seu autor, caso não seja o autor do artigo.

Resumos: com exceção das contribuições enviadas à seção Resenha, todos os artigos deverão ter resumo na língua original e nas outras duas línguas básicas do periódico. Assim, por exemplo, se o artigo for em português deverá trazer além do resumo em português, o resumen em espanhol e o abstract em inglês. Resumos/Resumen/Abstract não podem exceder 500 palavras.

Palavras Chave: três a cinco palavras chaves e suas respectivas traduções nos três idiomas utilizados no periódico deverão acompanhar os resumos.

Referências: as referências devem ser identificadas indicando-se autor(es), ano de publicação e número de página, quando for o caso. Todas as referências devem ser apresentadas de modo correto e completo. A veracidade das informações contidas na lista de referências é de responsabilidade do(s) autor(es) e devem seguir o estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Exemplos:

  1. Livro:

    CARVALHO FILHO, Felipe dos Santos. Cultura popular.4.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

  2. Capítulo de Livros:

    RUIZ, Carlos; GOMES, Laura de Marco. Espacios para la cultura. IN: GARCIA, Benedetta (org.). Cultura para la democracia en America Latina. Buenos Aires: Prometeo, 2001. P. 78 – 103.

  3. Dissertação e Tese:

    EZEQUIEL, Oscarina da Silva. Políticas públicas em cultura: estudo de caso. (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) . Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2009.

  4. Artigos:

    MORAES, Emir; FERREIRA, Rosa Gracia de Salles. As festas populares em João Pessoa e a participação popular. Revista de Cultura, Rio de Janeiro, ano 11, n. 24, 30 jul. 2006.

  5. Documentos eletrônicos:

    MINC – Ministério da Cultura (Brasil). Fundação Casa de Rui Barbosa - Projeto de Renovação Museográfica abre o programa de palestras e debates da FCRB em 2011. Disponível em < http://www.cultura.gov.br/site/2011/03/11/fundacao-casa-de-rui-barbosa-8/>. Acesso em 11 mar. 2011.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Figuras/ imagens utilizadas - quando for o caso - ou são de autoria própria ou tem permissão, por escrito, do autor destas. (Favor enviar cópia)
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:


  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de propriedade, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical.
  3. As provas finais não serão submetidas aos autores.
  4. As opiniçoes emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.