Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista PragMATIZES?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

PragMATIZES – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura (ISSN 2237-1508 on line). Publicação editada semestralmente desde 2011, vinculada ao Laboratório de Ações Culturais / LABAC, e ao Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades / PPCULT, ambos ligados à Universidade Federal Fluminense (UFF).

Objetivos

Busca aprofundar as discussões teóricas necessárias a uma época em que tecnologia, cultura e arte se mesclam. Visa uma perspectiva interdisciplinar  da Cultura e da Arte consoante com as perspectivas contemporâneas. Volta-se, sobretudo, à comunidade acadêmico-científica estudiosa da Cultura. Tem por objetivo a divulgação de pesquisas no âmbito da cultura na América Latina através da publicação de pesquisas, comunicações e resenhas. originais e contribuições de caráter descritivo e interpretativo, baseadas na literatura recente, bem como artigos sobre temas atuais ou emergentes e comunicações breves sobre temas relevantes e inéditos.  Sua estruturação geral abarca artigos temáticos submetidos de acordo com as chamadas públicas e convites especiais em diálogo com dossiês propostos; artigos de fluxo contínuo de temática geral; resenhas. Seu processo de avaliação é duplo cego, e sua plataforma digital é desenvolvida no sistema OJS.

Envio de manuscritos

Os artigos devem ser submetidos exclusivamente através do endereço eletrônico da revista: http://periodicos.uff.br/pragmatizes/

Informações e pedidos adicionais devem ser enviados para o endereço de e-mail pragmatizes@gmail.com

Seções e Características

Serão aceitos trabalhos para as seguintes seções:

  1. Originais -  contribuições de caráter descritivo e interpretativo, baseadas na literatura recente, bem como artigos sobre temas atuais ou emergentes e comunicações breves sobre temas relevantes e inéditos, preferencialmente de autoria de ao menos um/a pesquisador/a doutor/a e deve estar conter um máximo 8000  palavras – equivalentes, a apresentação proposta a aproximadamente 30 páginas.
  2. Resenhas – resenha crítica de livros acadêmicos científicos, publicados nos últimos três anos (máximo de 1200 palavras)

[O limite de palavras inclui texto e referências bibliográficas (folha de rosto, resumos e ilustrações são consideradas à parte).]

Avaliação dos Manuscritos Volta-se, sobretudo, à comunidade acadêmico-científica estudiosa da Cultura.

Todos os artigos publicados são revisados por pareceristas resguardado o anonimato dos autores para uma avaliação mais acurada.

Na seleção de artigos para publicação, avaliam-se a originalidade, a relevância do tema e a qualidade da metodologia científica utilizada, além da adequação às normas editoriais adotadas pelo periódico.

No caso de trabalho submetido ser aceito para publicação, o autor terá um curto período para acatar as possíveis sugestões propostas pelos pareceristas (conforme formulário preenchido pelos avaliadores) e realizar eventuais correções. Em média, nosso tempo de editoração dura 2 meses.

Nosso formulário de avaliação busca verificar a adequação dos artigos quanto: ao título, ao resumo, à introdução, à metodologia, à figuras e tabelas (quando for o caso), à conclusão (em especial a partir dos objetivos do artigo). Outrossim, verifica-se se o trabalho é tecnicamente coerente e isento de erros conceituais, e se os objetivos estão definidos. Por fim, procura-se avaliar se as referências são pertinentes e abrangentes, e se então em consonância com as normas da ABNT (indicadas neste manual).

A avaliação por pares é condição necessária para a validação dos trabalhos acadêmicos submetidos para publicação em um periódico científico. As "Diretrizes Éticas para a Avaliação por Pares” de PragMATIZES - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura estabelecem normas e princípios básicos aos quais os pareceristas devem aderir durante o processo de avaliação por pares. A avaliação entre pares objetiva a melhoria dos textos submetidos, através de sugestões, referências complementares e incentivos ao desenvolvimento das pesquisas e do conhecimento científico.

As diretrizes foram preparadas a partir das sugestões do Committee of Publications Ethics (COPE).

Ineditismo do Material e Responsabilidades

Todo material a ser submetido à revista PragMATIZES deverá ser inédito, ou seja, não deve ter sido publicado anteriormente nem submetido para publicação em outros periódicos.

Os conceitos e declarações contidos nos trabalhos são de total responsabilidade dos autores.

Direitos Autorais

Ao encaminhar um original à revista PragMATIZES, os autores concordam que - em sendo aprovado para publicação - os direitos autorais do artigo, incluindo os de reprodução em todas as mídias e formatos, são concedidos exclusivamente para a Revista. Os artigos e demais escritos são disponibilizados em formato PDF a partir de sua publicação, podendo-se fazer download dos mesmos para repositórios institucionais e páginas pessoais, desde que com sua devida indicação bibliográfica.

Apresentação

Idioma: serão aceitas contribuições em português, espanhol ou inglês.

Geral: o original deve ser apresentado em espaço 1,5 linhas e submetido eletronicamente, fonte Arial tamanho 12, com margens superiores de 3,0 cm e as demais em 2,5 cm. Deve ser enviado com uma página de rosto, onde constará título completo (em português, espanhol e inglês – apresentando-se primeiramente na língua original do artigo), nome(s) do(s) autor(es), titulação do(s) mesmo(s) e da(s) respectiva(s) instituição(ões) por extenso, com endereço de e-mail para contato com todos os autores e a identificação ORCID.

Ilustrações:  as figuras deverão ser enviadas em alta  qualidade. Aceita-se figuras coloridas mas salienta-se que em sendo publicada a revista em papel as mesmas serão convertidas para escala de cinza. Desta forma não serão aceitas referências às figuras por suas cores.

Gráficos e tabelas: é necessário o envio dos gráficos/tabelas também em alta qualidade. Solicita-se atenção para a questão de cores colocadas acima.

ATENÇÃO: somente pode-se publicar um gráfico/tabela se for do autor ou se houver a referência da fonte do qual foi retirado(a). No caso das ilustrações só pode-se publicar aquelas que tem autorização por escrito do seu autor, caso não seja o autor do artigo.

Resumos:  com exceção das contribuições enviadas à seção Resenha, todos os artigos deverão ter resumo na língua original e nas outras duas línguas básicas do periódico. Assim, por exemplo,  se o artigo for em português deverá trazer além do resumo em português, o resumen em espanhol e o abstract em inglês. Resumos/Resumen/Abstract não podem exceder 500 palavras.

Palavras-Chave (Palabras clave ; Keywords): três a cinco palavras-chaves e suas respectivas traduções nos demais idiomas deverão acompanhar os resumos, seguidamente ao resumo em determinada língua.

Referências:  as referências devem ser identificadas indicando-se autor(es), ano de publicação e  número de página, quando for o caso. Todas as referências devem ser apresentadas de  modo correto e completo. A veracidade das informações contidas na lista de referências é de  responsabilidade do(s) autor(es) e devem seguir o estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Exemplos

1. Livro:

CARVALHO FILHO, Felipe dos Santos. Cultura popular. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

2.  Capítulo de Livros:

RUIZ, Carlos; GOMES, Laura de Marco. Espacios para la cultura. In: GARCIA, Benedetta (org.). Cultura para la democracia en America Latina. Buenos Aires: Prometeo, 2001. p. 78 – 103.

3.  Dissertação e Tese:

RODRIGUES, Luiz Augusto F. A fantasia da modernidade: a falácia de um modelo único. (Doutorado em História) . Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1997.

4. Artigos

MORAES, Emir; FERREIRA, Rosa Gracia de Salles. As festas populares em João Pessoa e a participação popular. Revista de Cultura, Rio de Janeiro, ano 11, n. 24, p. 11-20, 30 jul. 2006.

5. Documentos eletrônicos

MINC – Ministério da Cultura (Brasil). Fundação Casa de Rui Barbosa - Projeto de Renovação Museográfica abre o programa de palestras e debates da FCRB em 2011. Disponível em: http://www.cultura.gov.br/site/2011/03/11/fundacao-casa-de-rui-barbosa-8/ . Acesso: 11 mar. 2011.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Figuras/ imagens utilizadas - quando for o caso - ou são de autoria própria ou tem permissão, por escrito, do autor destas. (Favor enviar cópia)
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de propriedade, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical.
  3. As provas finais não serão submetidas aos autores.
  4. As opiniçoes emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.