Notícias

  • Dossiê ARTES E CULTURAS NAS CIDADES

    2021-11-08

    O chamado para o dossiê “Artes e culturas nas cidades”, é uma ação em parceria com o Boletim Kultrun da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

    Extrapolando os museus e espaços institucionais tradicionalmente reconhecidos pela elite cultural, florescem em todos os cantos das cidades latino-americanas manifestações culturais e artísticas ricas em significados e poderosas em sua ressonância social, dentre as quais podemos mencionar: Slam poetry, grafite, saraus, entidades dedicadas à promoção da cultura, da arte e do esporte, práticas coletivas ao ar livre, intervenções urbanas etc. Muitas destas artes e manifestações culturais expressam formas de vida, histórias, dores e frustrações, mas também esperanças e lutas. Com o intuito de difundir tais iniciativas convidamos à submissão de artigos para a edição do presente dossiê.

    Os artigos devem ter, como mínimo, uma parte teórica ou fundamentação científica e outra parte pode ser em fotografias, artes visuais, entrevistas etc. O lançamento da edição especial será em setembro de 2022, e o prazo para envio das colaborações é até 28 de fevereiro do mesmo ano. É bom ressaltar que tanto PragMATIZES, quanto o Boletim Kultrun entendem os conceitos de arte e cultura nos mais amplos sentidos.

     

    Destacamos que as normas editoriais de nosso periódico indicam a necessidade dos artigos serem de autoria de pesquisadores doutores, ao menos um dos autores, e que todos os autores e coautores estejam cadastrados na plataforma https://orcid.org/, e que a identificação deve constar nos dados cadastrados na plataforma.

     

    As diretrizes para autores(as) encontram-se no seguinte link:

    https://periodicos.uff.br/pragmatizes/about/submissions

    Saiba mais sobre Dossiê ARTES E CULTURAS NAS CIDADES
  • Objetivos y Perfil

    2019-10-02

     PragMATIZES Revista Latinoamericana de Estudios en Cultura (ISSN 2237-1508 on line).  Publicación semestral editada desde 2011, vinculada al Laboratório de Ações Culturais / LABAC, y al programa de posgrado en Cultura e Territorialidades / PPCULT, ambos vinculados a la Universidade Federal Fluminense (UFF).

    Busca profundizar las discusiones teóricas necesarias a una época en que tecnología, cultura y arte se entremezclan. Propone una perspectiva indisciplinar de la Cultura y de la Arte consonante con las perspectivas contemporaneas. Tiene por objetivo la divulgación de estudios en el ámbito de la cultura en América Latina a través de la publicación de análisis, comunicaciones y reseñas originales y contribuciones de carácter descriptivo e interpretativo, fundamentadas en la literatura reciente, así como artículos acerca de temas actuales o emergentes y comunicaciones breves sobre temas relevantes e inéditos. Su estructuración general abarca los artículos temáticos presentados de acuerdo con convocatorias públicas e invitaciones especiales en diálogo con lo Dossier propuesto; Artículos de flujo continuo del tema general; Revisiónes

    Saiba mais sobre Objetivos y Perfil