Notícias

  • Edição de setembro de 2023 recebe propostas de artigos até 28/fevereiro para os dossiê (e mantem a política de artigos em Fluxo contínuo))

    2022-12-19

    Dois dossiês integrarão a edição de setembro de 2023, e o prazo para envio das colaborações é até 28 de fevereiro de 2023, através do site da revista http://periodicos.uff.br/pragmatizes/

    Destacamos que as normas editoriais do periódico indicam a necessidade dos artigos serem de autoria de pesquisadores doutores, ao menos um dos autores, e que todos os autores e coautores estejam cadastrados na plataforma https://orcid.org/, e que a identificação deve constar nos dados cadastrados na plataforma.

    As diretrizes para autores(as) encontram-se no seguinte link: https://periodicos.uff.br/pragmatizes/about/submissions

     O dossiê 25-a: IMAGENS REFLEXAS SOBRE OS ENCONTROS DE SABERES NAS UNIVERSIDADES tem como organizadores: Daniel Bitter (UFF) e Wagner Chaves (UFRJ)

    O dossiê 25-b: GESTÃO CULTURAL E DIVERSIDADE (lançado anteriormente, mas prorrogado para a edição 25) tem como organizadores: Laura Bezerra (UFRB), Luana Vilutis (Observatório da Diversidade Cultural/ODC e FLACSO/Brasil) e Carlos Yáñez Canal (Universidad Nacional de Colombia).

    As notícias seguintes detalham cada um dos dossiês.

    Saiba mais sobre Edição de setembro de 2023 recebe propostas de artigos até 28/fevereiro para os dossiê (e mantem a política de artigos em Fluxo contínuo))
  • O Dossiê Gestão Cultural e Diversidade foi expandido e receberá submissões até 28/fev/2023 e também integrará a edição de setembro de 2022

    2022-12-19

     

    Com atenção à diversidade das formas de gestão cultural encontradas nos países latino-americanos, este dossiê busca reflexões e experiências que sinalizem a insuficiência da racionalidade mercantil na abordagem da gestão, considerando a complexidade do alcance da cultura, do desenvolvimento e da sustentabilidade.

    Levando em consideração a profunda desigualdade que perpassa a região e o apagamento das experiências dos sujeitos historicamente excluídos, propomos debater experiências de gestão cultural que atuam no fortalecimento de laços de proximidade, das relações de confiança, do desenvolvimento territorial e da cidadania. Interessa-nos, também, investigações que problematizem o papel do Estado no fomento dessas iniciativas, que, mesmo às vezes não sendo viáveis economicamente, revelam-se sustentáveis por sua utilidade social.

    A chamada está aberta para artigos de cunho teórico e/ou apoiados em dados empíricos que contribuam para o debate sobre a diversidade das formas de gestão cultural, em especial aqueles que proponham a diversificação de referências de análise e abordagens multi/inter/transdisciplinares.

    Sugerimos para este Dossiê que os artigos enviados possam:

    - Discutir as contribuições das investigações realizadas por grupos de pesquisa ou pesquisadores/as latino-americanos/as que identificam seu trabalho no campo da Gestão e das Políticas Culturais;

    - Mapear projetos, experiências e pesquisas de grupos e organizações da sociedade civil que trabalhem com uma perspectiva plural de Gestão Cultural contemplando a abordagem comunitária, territorial e solidária.

    - Identificar especificidades dos estudos em Gestão Cultural, caso das contribuições críticas nas áreas de Ciências Sociais; Economia e Administração; Políticas Públicas; Ciências da Informação; Produção Cultural; Comunicação e Cultura; dentre outras.

    - Indicar caminhos ou perspectivas para os desafios contemporâneos da Gestão Cultural na América Latina.

    Os artigos devem ter, como mínimo, uma parte teórica ou fundamentação científica e outra parte pode reunir sistematização de experiências, entrevistas, fotografias, etc. Serão aceitos textos em português e espanhol com pelo menos um(a) autor(a) doutor(a). Todos os autores e coautores estejam cadastrados na plataforma https://orcid.org/, e que a identificação deve constar nos dados cadastrados na plataforma.O lançamento desta edição será em setembro de 2023, e o prazo para envio das submissões é até 28 de fevereiro de 2023.

    O dossiê Gestão Cultural e Diversidade tem editoria de Laura Bezerra (UFRB), Luana Vilutis (Observatório da Diversidade Cultural/ODC e FLACSO/Brasil), Carlos Yáñez Canal (Universidad Nacional de Colombia).

    As submissões devem ser feitas diretamente no site da revista https://periodicos.uff.br/pragmatizes/index As diretrizes para autores(as) encontram-se no seguinte link: https://periodicos.uff.br/pragmatizes/about/submissions

    Saiba mais sobre O Dossiê Gestão Cultural e Diversidade foi expandido e receberá submissões até 28/fev/2023 e também integrará a edição de setembro de 2022
  • Chamada dossiê da edição 25 (setembro/2023): IMAGENS REFLEXAS SOBRE OS ENCONTROS DE SABERES NAS UNIVERSIDADES

    2022-11-18

    Organizadores do dossiê: Prof. Daniel Bitter (UFF) e Prof. Wagner Chaves (UFRJ)

    IMAGENS REFLEXAS SOBRE OS ENCONTROS DE SABERES NAS UNIVERSIDADES

     Ao tratar de encontros de saberes, nos referimos aqui aos mais diversos projetos e ações que têm contribuído para a inclusão de saberes tradicionais e de seus próprios detentores nas universidades, sejam eles mestres e mestras de comunidades afro-brasileiras, indígenas, populares ou de movimentos de resistência cultural. Encontros de saberes devem ser necessariamente heterogêneos, polifônicos e dialógicos e visam transformar as universidades em espaços mais plurais, representativos e democráticos, Dessa forma, tais encontros e cruzamentos somam-se assim ao processo de descolonização e contracolonização do ensino superior, impulsionado pelos movimentos sociais e políticas afirmativas, assim como pelas alianças e confluências entre mestres e mestras populares e a comunidade acadêmica em geral.

    Essas iniciativas têm, em alguma medida, se desenvolvido como um processo complementar de inclusão epistêmica, no contexto da implementação de cotas étnico-racias e de outras políticas de ações afirmativas nas universidades. Tais experimentos vêm tensionando os modelos eurocêntricos de ensino-aprendizagem fortemente alicerçados na atomização do conhecimento, na hipertrofia da escrita, na separação entre corpo e mente, na dicotomização entre sujeito e objeto, na meritocracia, etc. 

    Dentre essas ações e projetos, vale destacar o movimento iniciado na Universidade de Brasília (UnB) a partir de 2010, no âmbito do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI) e que tem se expandido significativamente para diversas universidades brasileiras e estrangeiras. Seu objetivo principal é a incorporação de mestres das artes e ofícios dos saberes tradicionais como professores colaboradores em atividades de ensino e pesquisa, em parceria com docentes das universidades. Vem também desafiando e provocando a universidade a repensar seus protocolos administrativos de modo a permitir acolher e remunerar mestres e mestras de tradições, contribuindo para a construção de um ambiente acadêmico mais diversificado e inclusivo em que as práticas orais e vocais, o conhecimento sensível, os afetos, as corporalidades e as espiritualidades ganhem espaço. Percebe-se ainda que os estudantes e professores que tomam parte desses encontros frequentemente passam por uma transformação subjetiva e existencial importante, envolvendo reconhecimentos identitários, de gênero e étnico-raciais. 

    Nesse contexto, essa chamada está aberta para artigos teóricos e de base empírica que contribuam para a reflexão e o compartilhamento de uma diversidade de experiências, inquietações e desafios relativos aos encontros e diálogos de saberes e sobre suas novas proposições metodológicas, epistemológicas, administrativas, pedagógicas e avaliativas. O dossiê está aberto à submissão de artigos inéditos, ensaios e entrevistas, e consideram-se particularmente bem-vindos artigos produzidos em co-autoria com mestres e mestras de tradições, em que a própria textualização seja também objeto de reflexão, experimentação e inquirição. 

    Esperamos que esse dossiê possa contribuir para o compartilhamento de experiências fecundas em torno de pedagogias dialógicas mais inter e transdisciplinares, e para que o cuidado e o respeito pela diversidade seja uma base ética para a formulação de novas veredas nas práticas de pesquisa, extensão e ensino das universidades.


    O dossiê integrará a edição de setembro de 2023, e o prazo para envio das colaborações é até 28 de fevereiro de 2023, através do site da revista http://periodicos.uff.br/pragmatizes/

     

    Destacamos que as normas editoriais do periódico indicam a necessidade dos artigos serem de autoria de pesquisadores doutores, ao menos um dos autores, e que todos os autores e coautores estejam cadastrados na plataforma https://orcid.org/, e que a identificação deve constar nos dados cadastrados na plataforma.

    As diretrizes para autores(as) encontram-se no seguinte link: https://periodicos.uff.br/pragmatizes/about/submissions

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  • Objetivos y Perfil

    2019-10-02

     PragMATIZES Revista Latinoamericana de Estudios en Cultura (ISSN 2237-1508 on line).  Publicación semestral editada desde 2011, vinculada al Laboratório de Ações Culturais / LABAC, y al programa de posgrado en Cultura e Territorialidades / PPCULT, ambos vinculados a la Universidade Federal Fluminense (UFF).

    Busca profundizar las discusiones teóricas necesarias a una época en que tecnología, cultura y arte se entremezclan. Propone una perspectiva indisciplinar de la Cultura y de la Arte consonante con las perspectivas contemporaneas. Tiene por objetivo la divulgación de estudios en el ámbito de la cultura en América Latina a través de la publicación de análisis, comunicaciones y reseñas originales y contribuciones de carácter descriptivo e interpretativo, fundamentadas en la literatura reciente, así como artículos acerca de temas actuales o emergentes y comunicaciones breves sobre temas relevantes e inéditos. Su estructuración general abarca los artículos temáticos presentados de acuerdo con convocatorias públicas e invitaciones especiales en diálogo con lo Dossier propuesto; Artículos de flujo continuo del tema general; Revisiónes

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